TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme Ao Mestre Com Carinho.

Por:   •  14/5/2017  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  4.882 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvedor: Henrique José Erthal Martini

Resenha do filme Ao Mestre Com Carinho

No filme o professor que não tem formação acadêmica para ser educador sofre uma rejeição pelos colegas, no decorrer do filme ele vai modificando os alunos, colegas e ele próprio. Utilizando uma pratica não convencional para a época da década de 60.

Ele sendo formado em engenharia e desempregado aceita a vaga de professor por necessidade do dinheiro, e sofrendo certa discriminação por ser negro ele teve de aprender a ser paciente e relevar atitudes contra ele.

        Utilizando a vivencia dos alunos como base para as aulas, ele se mostra promissor e conquista o respeito dos alunos e a sua atenção para as aulas, tendo tendências progressistas ele transforma a realidade dos alunos fazendo-os criarem respeito mutuo.

        O professor enfrenta dificuldades com os alunos por não ter didática adequada, mostrando que ser uma pessoa determinada também traz benefícios, tendo abordagem de conteúdo diferenciada onde os alunos escolhiam o que queriam saber. Em determinado momento um aluno se volta contra ele dizendo que ele (professor) estava errado em dizer ao cole que pedisse desculpas para outro professor, e logo a turma também adquiriu tal posicionamento, tornado ainda mais difícil o seu trabalho, e com uma desenvoltura recupera seu respeito dos alunos e vota a ser o professor que eles admiravam.

        O filme também mostra uma paixonite de uma aluna pelo professor, a aluna por não ter mais o pai na convivência familiar vê uma figura masculina ideal no professor causando certo desconforto de ambas as partes, mas graças a uma amiga o professor é avisado do que ocorre com a garota e se mostra respeitoso e desinteressado(amorosamente) por ela.

No final do filme os alunos organizam a festa de despedida da escola e os professores comparecem onde o principal desestimulador do protagonista reconhece que ele teve maior sucesso do que ele com os alunos sendo um ponto de referencia para ele. Paralelamente no final do filme o professor recebe uma proposta de emprego para ser o terceiro engenheiro em uma empresa de outra cidade, mas novamente após a festa ele percebe o que estava fazendo e volta atrás na decisão de deixar o mundo da docência.

A figura do professor nesse filme se retrata quase de uma forma atemporal, pois o que ele passa no filme ainda ocorre em muitas escolas no nosso país com professores não formados na área em que atuam, com alunos “baderneiros”, didáticas que funcionam em casos específicos. Sendo um ótimo filme para quem tem duvida de seguir a carreira de professor, porque aponta a realidade da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com