TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizado-Síntese de Conceitos

Por:   •  2/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 8

SÍNTESE DO PROCESSO EDUCATIVO.

 

  1. Educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo. Como uma prática histórica, configura-se como um processo decorrente das relações que os homens estabelecem entre si. É uma prática social que busca realizar nos sujeitos humanos as características de humanização plena. Todavia, toda educação se dá em meio a relações sociais.

  1. A escola tem como função  “(...) permitir o crescimento dos estudantes como seres humanos que respeitam a si próprios e os outros com consciência social e ecológica, de modo que possam atuar com responsabilidade na comunidade a que pertencem” Maturana (2000), (p. 13). No entanto, Maturana não retira da escola a responsabilidade por desenvolver conhecimentos reflexivos nos alunos (teoria) e da capacidade de ação (prática), mas vai além.
  1. É fundamental que o Currículo privilegie, questões de gênero, étnicas e religiosas. Considerando que os grupos sociais possuem uma constituição que perpassa as várias classes sociais, uma implicação direta da visão pós-moderna de currículo é a defesa da solidariedade entre as várias culturas presentes no espaço escolar, de forma a contribuir para diminuir – ou até mesmo eliminar – preconceitos e discriminações que acabam por comprometer o próprio desenvolvimento escolar de alguns grupos.
  1. A importância do planejamento reside em antecipar, de forma organizada, as várias etapas do trabalho do professor. Por isso, ao planejar sua ação, é importante que o docente proponha atividades didáticas que lhes permita trabalhar os diferentes tipos de conteúdo – intelectuais, procedimentais e atitudinais – com seus alunos em sala de aula.  “A educação – e dentro dela o ensino, um dos seus componentes fundamentais ao lado da aprendizagem – é um processo basicamente intencional e, mais que isso, planejado, preparado, predisposto” (CASTANHO, 2006, p. 35). No planejamento de ensino, os professores devem prever situações didáticas por meio das quais seja possível dar o retorno ao aluno acerca dos conteúdos dominados, bem como da natureza e das razões dos erros que ele cometeu. Ao planejar o trabalho de sala de aula é importante que os docentes identifiquem os modos pelos quais cada aluno se apropria do conhecimento. Eles devem adotar várias abordagens no desenvolvimento dos conteúdos, visando a atender o modo como o aluno conhece.
  1. O bom professor quando ensina cria situações compatíveis com o nível de desenvolvimento cognitivo do aluno, em atividades que possam desafiar os alunos.  Isso significa a manutenção do diálogo permanente, de acordo com o que acontece em cada momento, propondo situações-problema, desafios, reflexões, estabelecendo conexões entre o conhecimento adquirido e o pretendido, de tal modo que as intervenções sejam adequadas ao estilo do aluno, às suas condições intelectuais e emocionais, e à situação contextual. (MORAES, 1998, p.). O professor deve atuar como “mediador” na aproximação do estudante com o conhecimento.
  1. O aluno aprende quando se estabelecem as relações entre as informações, gerando conhecimento. A aprendizagem significativa não é uma aprendizagem acabada, pois envolve a contribuição daquele que aprende, seu interesse, os conhecimentos prévios e sua experiência pessoal.  No texto da aula 4, vemos que aprender é a capacidade de reter e organizar o conhecimento, uma característica que no processo evolutivo nos distinguiu dos outros seres, portanto é algo inerente à nossa espécie, essa base biológica tem nos permitido através da adaptação/flexibilidade superar parte dos desafios da existência. As Ciências Cognitivas utilizando os conhecimentos da biologia, neurologia entre outras ciências nos ajudam a entender a origem e dinâmica deste processo. Dando-nos a possibilidade de intervir modificando, construindo e melhorando a aprendizagem, ajudando-nos a entender como funcionam a percepção, a construção, transformação, armazenamento e a recuperação (memória), das ideias.  
  1. Hoje o objetivo da avaliação é oferecer informações sobre a qualidade do processo ensino-aprendizagem, da efetividade dos outros componentes e das modificações e dos ajustes que esse processo necessita. Em termos práticos, ela diz respeito ao desempenho de indivíduos, no caso, os alunos que participam do processo ensino-aprendizagem. Avaliar não é punir, nem premiar, mas coletar subsídios visando o aperfeiçoamento dos processos; focar, prioritariamente, experiências, vivências, conhecimentos extracurriculares para sua vinculação às práticas educativas; permitir o crescimento dos indivíduos, e apontar limites da ação e descoberta de novas ações.

Rosemary R. Deolindo


SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM - 2ª ETAPA

FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

Aluna: Rosemary Rolando Deolindo (RRD)

2ª Etapa- Entrevista com três professores que estão participando de um

Seminário sobre didática.

  1. Primeira entrevista- Professor Paulo

RRD: Paulo, qual o seu conceito de educação?

Paulo: Educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo. Entre as funções atribuídas a educação, vejo como a mais importante, a de “reprodução social”, a qual adota uma posição crítica sobre a educação, percebendo-a como poderoso mecanismo de reprodução da sociedade, beneficiando apenas alguns grupos.

RRD: Paulo, depois de 20 anos de experiência, ensinando matemática no Ensino Médio, como o senhor avalia o seu papel como educador?

Paulo: Durante muito tempo a escola onde trabalho seguia uma linha de ensino tradicional, então a minha função é preparar os alunos para serem aprovados no vestibular. Por isso, continuo acreditando que o mais importante é cumprir o programa. No entanto, cabe fazer algumas reflexões sobre este método de ensino, pois me vejo como um mero transmissor do conhecimento que determina o conteúdo a ser trabalhado sem levar em conta as necessidades que surgem em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com