TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem e letramento

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas do questionário:

1) De um panorama deste livro sintetizado – fatos que levaram à pesquisa período – local

R: O trabalho presente no livro, foi realizado na Argentina na cidade de Buenos Aires, durante o ano de 1974, 1975 e 1976. As pesquisadoras destacam que a atividade de ensinar a ler e escrever é ainda hoje especificamente escolar. Elas começaram a observar e chamar atenção para ara um número muito significativo de crianças que fracassavam nos primeiros períodos da alfabetização e a partir disso, elas escreveram o livro "Psicogênese da Língua Escrita" com o objetivo de mostrar um novo ponto de vista sobre o fato. A intenção é demonstrar que a aprendizagem da leitura partia a partir do questionamento da natureza função e valor deste objetivo cultural e que a escrita, ocorre antes da escola.

Chamam atenção de uma criança que busca por conhecimento que se propõe problemas e trata de solucioná-los, segundo sua própria metodologia.

2) Qual o nome das pesquisadoras autoras de Psicogênese da Língua escrita e de qual escola e teórico são seguidoras.

R:As pesquisadoras são Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. Elas pertencem a escola Piagetiana, em um campo ainda não estudado, pelo próprio Piaget, elas acrescentaram o principal de sua teoria e do seu método cientifico. As autoras mostram que as crianças têm ideais, teorias, hipóteses que continuamente colocam a prova a frente.

3) Qual objetivo da pesquisa

R:Buscar a explicação do processo e das formas de como as crianças aprendem a ler e a escrever. O processo como o caminho que a criança percorre para compreender as características, o valor e a atenção da escrita desde que esses se constituem de um objeto da sua atenção pois assim ela aprende com mais facilidade.

4) O que você entende por objeto cultural que elas mencionam

R:As pesquisadoras Emilia Ferreiro e Ana Teberosky respondem que a escrita é um objeto cultural em questão, pois é um produto humano seguindo a ideia de pensando de Piaget, que diz que as crianças aprendem coisas e as mesmas denominadas por Piaget como objetos culturais.

5) Qual a situação na época sobre alfabetização BA América Latina

R:Havia adultos analfabetos e crianças e jovens que estavam na escola e não conseguiam se alfabetizar.

Um adulto analfabeto puxa a família inteira para baixo e isso deveria ser sanado (eliminado).

As crianças deveriam ser prevenidas para não se tornar um adulto analfabeto.

Pessoas assim na época, eram "massas de manobra".

6) Leiam sobre os métodos e responda o porque existiam desacordos

R: O método analítico se utiliza muito da repetição e não permite a criança á cria tornando para elas um ensinamento cansativo. Ele é dividido em:

Alfabético – aprendizado se inicia pela letras, juntar consoantes e vogais formando as sílabas, com a silabação começam a ver as palavras e com elas pequenos textos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com