TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Ludico

Por:   •  15/3/2016  •  Artigo  •  3.907 Palavras (16 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 16

A INFLUÊNCIA DAS BRINCAEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL[1]

Celina Ramos Varanda[2]

Marlus Silva dos Santos

RESUMO 

A presente pesquisa objetiva analisar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil, tendo como função divertir e educar, de forma que a criança possa expressar seus sentimentos e ideias. Abordando o brincar como uma importante estratégia pedagógica desde a Grécia antiga até os dias de hoje. As experiências adquiridas através das brincadeiras desenvolvem a autonomia e responsabilidade das crianças. Os jogos e as brincadeiras são extremamente importantes para o desenvolvimento sensório-motor, da agilidade, da intelectualidade, da afetividade, das regras e da socialização. Os procedimentos metodológicos utilizados no desenvolvimento deste estudo se apoiaram em pesquisas bibliográficas.

Palavras-chave: Lúdico. Criança. Jogos.

ABSTRACT

This research aims to analyze the importance of playfulness in child development, having as fun and educate, so that the child can express their feelings and ideas. Addressing the play as an important pedagogical strategy from ancient Greece to the present day. The experiences gained through the games develop the autonomy and responsibility of children. The games and the games are extremely important for the sensory-motor development, agility, intellect, affection, rules and socialization. The methodological procedures used in developing this study supported in bibliographic research.

Keywords: Playful. Child. Games.

1. INTRODUZINDO O TEMA

Visando a compreensão do que seja lúdico e sua importância para a formação do individuo, estudos apontam discussões históricas que mostram como se fez imponente a palavra, “lúdico” no desenvolver cotidiano ou escolar do ser humano, passou de lazer a metodologia de ensino, que visa à aprendizagem. Lúdico é um exercício aparte, com jogos e brincadeiras constantes, de faz de conta, que leva o educador ao imaginário da criança, pois é na brincadeira que ela descobre como ela é realmente, é no brincar que a criança se sente livre para criar e recriar seu mundo, mostrando por completo seus medos, traumas, alegrias e frustrações, é no desenrolar de um jogo de uma brincadeira que ela descobre limitações e regras que a ajude na construção do seu eu.

Através de estudo e pesquisas nota-se que o lúdico sempre esteve presente na vida do homem, tais como nas comemorações das tradições milenares, construindo regras, impondo limites, cobrando autoridade, definindo personalidades, aprendendo conceitos básicos para uma vida em sociedade, a criança aprende brincando, e é pulando, correndo, somando, analisando, compartilhando, respeitando que a acriança se torna capaz de enfrentar as dificuldades imagináveis do cotidiano. O brincar não é tão somente o “brincar” em si, não é só um momento recreativo, mas sim um momento de aprendizagem, seja ele livre ou direcionado.

A atividade lúdica deve ser organizada respeitando os limites de idade de cada criança, sempre com jogos e brincadeira que possibilita prender a atenção do aluno, com materiais adequados e diversificados, motivando-as a participarem toda fez que são levadas até ela, as propostas lúdicas que visam o aprendizado. As brincadeiras devem ter sempre objetivos, a serem alcançados, e não somente um passatempo sem fundamentos metodológicos. Desde o século XX, até os dias de hoje, houve grandes mudanças na área da ludicidade, a complexidade do conceito do brincar deixou de ser uma mera distração para se tornar parte de estratégias pedagógicas abordando uma compreensão maior dos objetivos do lúdico, uma consequência dos jogos é a preparação do intelecto, do psíquico e da motricidade da criança. Acredita-se que a construção do SABER é o exercício do BRINCAR.

O lúdico permite que ela tenha o seu próprio tempo, o tempo de ser criança, que hoje é controlado por jogos eletrônicos e games, não permitindo a criança, ter uma vida saudável com brincadeiras inocentes de criança. No entanto a escola deve adotar métodos que tragam as brincadeiras, a ludicidade para a vida desses alunos, tornando a aprendizagem de forma prazerosa, e satisfatória.

2. CONCEITO, DESENVOLVIMENTO INFANTIL E LÚDICO.

 Lúdico é um trabalho realizado com crianças nas fases iniciais da escolarização, tendo como componentes básicos, brincadeiras e jogos com função de divertir e educar, e o objetivo de permitir que a criança possa expressar seus sentimentos e ideias. A criança precisa brincar correr, gritar, pular e ser ela mesma sem que seja privada de sua liberdade e a partir das brincadeiras e jogos ela aprende a participar, respeitar limites e diferenças e tomar decisões.

        A lei de diretrizes e bases da educação lei 9.394/96 garante que toda criança de 02 a 06 anos precisa receber atenção e cuidado gratuito nos aspectos físicos, psicológicos e social, e por esse motivo que acredita- se na necessidade de mais investimento no lúdico visto que é no brincar e nos jogos que nessa faixa etária elas expressam sentimentos como amor, agressividade, tristeza e alegria, investir no lúdico é priorizar as necessidades psicológicas, emocionais e sociais da criança. Por meio da brincadeira as crianças não vivenciam apenas situações que se repetem como também aprendem a lidar com símbolos e imaginar o significado das coisas e a partir dessa imaginação começam a produzirem linguagem e se tornarem capazes de analisar situações e tomar decisões. O brincar caracteriza-se um direito que a criança tem em qualquer parte do mundo, as brincadeiras os jogos estão relacionados ao sonho ao imaginário, ao pensamento e aos símbolos satisfazendo a realidade e as necessidades de aprendizagem, vinculando o prazer de brincar com o apreender.

“As crianças pequenas exploram os significados e conceitos matemáticos pelo brincar e podem decidir criar ”textos” visuais fazendo modelos, coleções e pilhas de coisas cortando e desenhando...” (MOYLES, 2010, p. 283).

É brincando que a criança descobre o significado real dos números, da linguagem e desenvolve o seu conhecimento de mundo. As brincadeiras em grupo também representam conquistas nos aspectos cognitivos, emocional, moral e social é um estimulo para o desenvolvimento do raciocínio lógico. A ludicidade é uma etapa primordial na vida do ser humano em qualquer idade, ela não pode ser tão somente considerada uma diversão, visto que ela floresce a nossa mente os nossos gostos e costumes é um leme que nos leva a conhecer nossos sentimentos nossas vontades e que as domine de uma forma saudável e satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com