TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo em educação especial

Por:   •  22/5/2015  •  Monografia  •  4.029 Palavras (17 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

Este artigo apresenta os desafios dos pedagogos e professores que atuam na educação especial e no dia a dia convivem com crianças com necessidades especiais educativas. Visa identificar os vários tipos de deficiências, que muitas vezes gera exclusão no ambiente escolar. Para tanto, é indispensável que o professor se sensibilize da importância de estar sempre inovando seu conhecimento, tendo ao menos uma formação básica e uma especialização. Não é nada fácil ensinar crianças com deficiência, contudo tudo fica mais difícil e complicado quando, na formação docente, os professores não foram orientados. O professor necessita de diversas formas de estratégia de metodologia, de organização, para assim, favorecer a aprendizagem a seus alunos. Tudo que for feito de forma organizada, envolvendo situações de aprendizagem, precisa levar em consideração as necessidades específicas de cada criança. Procuramos explorar metodologias que priorizem: A construção de estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento (reflexão), em detrimento das que apostam na transmissão mecânica dos conteúdos (repetição e memorização). A proposta é contribuir para a boa formação do educador como intelectual responsável por uma ação não apenas mecânica, mas também consciente, refletida e coerente com os propósitos educacionais da nossa sociedade.

1 INTRODUÇÃO

No contexto atual, este projeto de Trabalho de Conclusão de Curso visou compreender a Educação Inclusiva e quais são os obstáculos e dificuldades que os educadores encontram ao lidar com alunos que possuem necessidades especiais educativas em séries iniciais.

Este trabalho busca identificar os vários tipos de deficiência, fazer reflexões sobre o significado da exclusão e desigualdade nas séries iniciais; Perceber as dificuldades que os educadores enfrentam no dia a dia; Analisar as funções de aceitação de diferenças individuais e, além disso, rever as maneiras de convivência dentro das diferenças; Entender que a educação em séries iniciais precisa de um melhor e maior atendimento especializado; Examinar e verificar o cotidiano de ambientes escolares, visando compreender como ocorre a inclusão de alunos com deficiência.

Neste documento, ressalta-se a importância da realização deste trabalho de, que é fundamental tanto para a minha formação, como para a de tantas outras pessoas, a vista disso, revela as necessidades dos educadores terem ao menos uma especialização, para assim, promover condições de acesso, participação e aprendizagem dos alunos especiais nas séries iniciais no ensino regular. Assim sendo, o trabalho realizado em sala de aulaserá de total aprendizagem e proveito, já que trabalhar com alunos que possuem algumas necessidades educativas especiais requer certos cuidados e um ensino colaborativo, onde o professor está presente nas aulas, observa atentamente as dificuldades que os alunos sentem, auxilia, apresenta corretamente os conteúdos e que fornecem instruções para todos os alunos em sala de aula.

É indispensável que seja observado e que se faça um estudo de como aplicar e dar aulas para crianças com necessidades especiais, pois a partir disso, pode obter um resultado muito gratificante.

É importante ressaltar, que para que haja uma educação de qualidade não será alcançada a satisfação e o sucesso se apenas os professores trabalharem e se esforçarem. É necessário que haja, sem demora, algumas mudanças nas escolas, no que diz respeito á estrutura, organização. Os educadores podem usar algumas estratégias em sala de aula, oferecer atividades que possibilitem diferentes graus de complexidade, assim como, conteúdos distintos, sejam trabalhados, organizando corretamente a rotina dos alunos em sala de aula, levando em conta o tipo de metodologia aplicada, afinal, os alunos possuem diferentes características, habilidades e dificuldades uns dos outros.

Cada aluno possui um ritmo diferente de aprendizagem e a forma de compreende certas coisas, por isso até a maneira como os profissionais apresentam e aplicam as atividades é um aspecto manejo dos conteúdos.

Os professores precisam se sensibilizar e se conscientizar que o estudo precisa ser contínuo, pois sempre há algo novo para se aprender, por isso a pesquisa não pode parar, o porquê tudo se renova e sempre nos auxiliam no crescimento como profissionais da educação.

Os alunos e todas as pessoas que compõe a escola precisam ser enxugados com um novo olhar, de forma diferenciada, com dedicação, sempre buscando incentivar o próximo para que haja colaboração de todas as partes.

A educação precisa de professores que troquem experiências, partilhem conhecimentos e principalmente um profissional que seja capaz de se adequar com as necessidades de alunos com deficiências, e claro, sem esquecer-se de fazer um contínuo uso da reflexão e da pesquisa.

Para o desenvolvimento do trabalho utilizei como fonte principal a pesquisa bibliográfica, colhendo como principais informações os conhecimentos de profissionais da educação como professores e pedagogos, pesquisas na internet, leitura de livros relacionados com o tema.

2 O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR

A inclusão educacional da criança e do jovem com deficiência, em tempos de elevado progresso e de ligeiras mudanças na comunidade social, ocorre por causa do avanço da ciência e da tecnologia, do qual poucas pessoas usufruem. O respeito, a solidariedade, a ética deixaram de ser importantes os valores e virtudes deixaram de ser significativos, dando lugar ao desrespeito e egoísmo.

Segundo a Declaração Nacional dos Direitos Humanos, a legislação busca a construção de uma sociedade igualitária, com direitos iguais para todos. A escola não existe somente para atender a um determinado grupo, ou tipo de estudantes; A escola existe e precisa ser inclusiva, afinal, nos dias de hoje, há uma grande diversificação de estudantes (negros, índios, crianças marginalizadas, crianças com deficiências). A escola é para todos e de todos, sem exceções. E é por isso que o professor, educador, precisa estar preparado para lidar com essas diferenças e situações diversas.

Os professores que atuam no atendimento educacional especializado, além da formação básica em Pedagogia, devem ter uma formação específica para atuar com a deficiência a que se propõe atender. (Batista & Mantoan, 2005, p. 09).

Uma das grandes preocupações de projetos, Política Nacional da Educação é obter uma educação inclusiva. O professor/Pedagogo precisa ajudar na suplementação da formação do aluno, visando à autonomia dos aprendizes na escola e fora dela, porém, para que essa meta seja alcançada isso precisa fazer parte de forma integral do Projeto Político Pedagógico da Escola. A educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas idéias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças. Todos se igualam pelas suas diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com