TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR NA INFÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  17/11/2021  •  Artigo  •  8.738 Palavras (35 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROGRAMUS – ISEPRO

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

Sidina Soraya da Silva

O BRINCAR NA INFÂNCIA:

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

Água Branca-PI

2018

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROGRAMUS – ISEPRO

SIDINA SORAYA DA SILVA

O BRINCAR NA INFÂNCIA:

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

Monografia apresentada ao Instituto Superior de Educação Programus – ISEPRO, como requisito parcial para a obtenção do grau de Graduado(a) em Pedagogia.

Água Branca-PI

2018

SIDINA SORAYA DA SILVA

O BRINCAR NA INFÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

Monografia apresentada ao Instituto Superior de Educação Programus – ISEPRO, como requisito parcial para a obtenção do grau de Graduado(a) em Pedagogia.

APROVADA EM: 16 DE SETEMBRO DE 2018

___________________________________________

Orientador (a)

Dedico este trabalho primeiramente а Deus, por ser essencial em minha vida, autor do mеυ destino, mеυ guia, socorro presente na hora dа angústia, à minha família, qυе dе forma especial е carinhosa, mе deu força е coragem, mе apoiando nos momentos de dificuldades.

AGRADECIMENTOS

A vida é repleta de fios e trilhas que se interligam a outros de outrem. E magnificamente o Criador da vida sabe a hora certa de interligá-las umas com as outras. E a todo o momento nos cerca de experiências divinas e únicas, boas e ruins, pequenas e grandiosas, simples e complexas que nos ensinam e transmitem conhecimentos, que de forma ímpar, tem o poder de contribuir na formação de novas experiências.

Ao buscarmos novos conhecimentos, na trajetória desse estudo, várias pessoas contribuíram direta e indiretamente para a sua realização, outros acreditaram e torceram. Agradecer da forma que cada um merece sem esquecer nenhum, e definir as palavras certas, é algo difícil. Todavia, se eu esquecer algo ou de alguém, peço que me desculpe pela falha de memória no momento dessa escrita.

Primeiramente agradeço a Deus, por ter me dado o dom da vida, a minha família maravilhosa que nunca me deixou faltar nada, em toda a minha caminhada, e aos momentos pelos quais passei.

A meu companheiro José Roberto, que sempre se esforçou e me apoio nos meus estudos, principalmente os conselhos, o acompanhamento e o apoio incondicional, bem como me amparar no seu colo nos momentos difíceis, obrigado pelo carinho, а paciência е pоr sua capacidade dе me trazer pаz nа correria dе cada semestre. Também sou grata ao apoio e torcida dos meus filhos que sempre acreditaram na minha conquista, a minha família na qual sempre pude contar.

RESUMO

É de grande importância que os professores compreendam e utilizem o jogo como um recurso privilegiado de sua intenção educativa. Os objetivos desta pesquisa se configuram em analisar a importância de atividades lúdicas e recreação nas series iniciais, avaliar como o lúdico é importante para promover a aprendizagem significativa, enfatizar o processo de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento através da ludicidade, verificar o papel do educador frente ao lúdico, além de analisar as medidas existenciais dentro da escola para implantar a cultura do lúdico.  Diante do tema, destaca-se que por meio da ludicidade é possível uma aprendizagem significativa e prazerosa como também, o lúdico é um recurso pedagógico de grande valor mais ainda é pouco utilizado nas escolas.

Palavras-chave: Educação. Lúdico. Escola.

ABSTRACT

It is of great importance that teachers understand and use the game as a privileged resource of their educational intention. The objectives of this research are to analyze the importance of play activities and recreation in the initial series, to evaluate how play is important to promote meaningful learning, to emphasize the process of socialization, communication, expression and construction of knowledge through playfulness, role of the educator in front of the playful, besides analyzing the existential measures inside the school to implant the culture of the ludic. In the face of the theme, it is highlighted that through playfulness it is possible a meaningful and enjoyable learning as also, the playful is a pedagogic resource of great value but is still little used in schools.

Keywords: Education. Ludic. School.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................

9

2 RESTROSPECTIVA HISTÓRICA DO LÚDICO.....................................................

13

2.1 A Ludicidade no processo ensino-aprendizagem..........................................

15

2.2 A infância.............................................................................................................

16

3 O BRINCAR E A ESCOLA....................................................................................

19

3.1 O papel do professor diante do lúdico............................................................

22

4 COMPREENSÕES SOBRE A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO.............................

26

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................

30

REFERÊNCIAS...........................................................................................................

32

        

1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como objeto de análise a importância do lúdico como uma estratégia educativa, o brincar na infância e o uso de jogos e brincadeiras como instrumentos que favoreçam o processo de ensino aprendizagem no ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.1 Kb)   pdf (224.3 Kb)   docx (366.8 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com