TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Brincadeiras na educação infantil

Por:   •  8/4/2018  •  Ensaio  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

Brincadeiras na Ed. Infantil

Sugestão

Cada educador, deve adaptar as brincadeiras de acordo com sua turminha. O importante é que as crianças aprendam brincando. O lúdico é de extrema importância na Educação infantil.

01. Boca do palhaço.

Pode usar bolinhas coloridas I piscina de bolinha). Nessa brincadeira, trabalha-se: Cores, quantidades, coordenação motora fina, distância e etc.

02. Bichinhos na caixa. Uma caixa com várias bichinhos dentro ) leão, gato, cachorro, elefante, tigre, pato, ovelha e etc.). A professora pede para criança pegar um bichinho, sem olhar. O bichinho que pegar terá que imitar, se a criança tiver vergonha peça para todos imitarem juntos. Para os maiores, pode-se trabalhar ( animais domésticos e selvagens, tamanho, letra inicial, quantas letras e etc.)

03. Classificação

4 caixas. 1ª com imagem de casa, 2ª com frutas, 3ª animais, 4ª com pessoas.

A professora coloca diversas figuras no chão, e as crianças irão classifica-las de acordo com seu grupo, colocando –as dentro da sua caixa respectivas.

A intensidade da atividade pode acontecer de acordo com o desenvolvimento da turma.

04.Jogo do Dado

Com uma caixa de papelão faça um dado, cole em cada parte um animal. A criança jogará para cima, conforme cair o dado, o animal que ficar para cima, deverá ser imitado por ela. A educadora poderá intensificar a brincadeira conforme desenvolvimento da turminha.

05. Brincadeira de volta a calma.

Ao som de uma musica calma, vai passando um bichinho de pelúcia de mão em mão. Quando parar a música a criança que estiver com o bichinho em mão, deverá fazer algo que a professora pedir: Carinho, um abraço, um elogio, no bichinho. Depois muda, vai ser no amiguinho do lado. Quando a música parar, quem estiver com o bichinho, dá um abraço no amigo da direita, e assim sucessivamente.

06. Cenário com fantoches para as crianças se apresentarem.

07. Qual é a música?

Divide a turma em dois grupos. O primeiro grupo fala uma palavra e o outro tem que cantar uma música com aquela palavra. E assim sucessivamente...

08. Circuito. Onde a professora, prepara atividades com vários obstáculos e a criança tem que passar por eles. ( pular dentro de bambolê, passar em baixo da corda, pegar bolinhas e colocar em outro lugar, pular em um só pé, e etc. Depende da criatividade do professor. Essa atividade é importantíssima para desenvolvimento psicomotor, da atenção, da socialização e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com