TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competências Básicas FNDE

Por:   •  25/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Identificar um problema educacional em sua comunidade e fazer uma análise crítica contextualizando - o e propondo possíveis caminhos para solucioná-lo.

INTRODUÇÃO

Atualmente, quando se compreende que estamos na era dos direitos, pensa-se desigualmente acerca das necessidades especiais, por essa causa optei o tema INCLUSÃO, como uma possível dificuldade educacional e buscar soluções, pois na nossa escola é notório que a cada ano que passa, acrescenta o número de matricula de estudantes com necessidades especiais.

A ruptura com o sistema de ideias da exclusão, visa a prática de uma política de inclusão que vem sendo discutida, e estudada em vários países entre eles o Brasil, respaldada pela Constituição Brasileira (1988), pela Conferência Mundial de Educação para todos em Jontiem (1990), pela Declaração de Salamanca (1994), e a LDB 9394/96, art. 58, parágrafo 1º.      

   O FNDE colabora através de seus Programas: PDDE (Programa dinheiro direto na escola), PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar), PTE (Programa do Transporte Escolar) vem promover o trabalho de inclusão em nossos colégios.  Com o PDDE é possível obter material e aparelhamento adaptáveis, arquitetar banheiros e rampas adaptadas, certificar os educadores para lidar com esses educandos.  

PROPOSTA DE SOLUÇÃO

   • Investir nos aparelhamentos apropriados, compra de materiais, edificação de rampas, utilizando PDDE para o alcance desses materiais;    

• Capacitar os profissionais que trabalham direto e indiretamente com os educando, com palestras, cursos, seminários, sessão de estudos, etc, incluindo a verba do PDDE;  

  • Ofertar aos alunos inclusos (ANEE) alimentação adequada que atenda suas necessidades nutricionais durante sua permanência em sala de aula com ajuda do PNAE;    

 • Proporcionar o acesso à escola aos estudantes inclusos (ANEE) que residam em área rural, através de recursos (PTE).

 CONCLUSÃO:

A inclusão traz para todos nós o desafio de mudarmos nossa forma de ver o mundo, de agir e de pensar.

Temos uma grande oportunidade quando convivemos com as pessoas que são diferentes de nós. Oportunidade de crescermos, de nos tornarmos melhores, mais solidários e mais humanos. Todos se transformam nesta convivência. A escola tem um papel fundamental para a mudança deste olhar.          

Ao iniciar este trabalho comecei lendo o próprio módulo Competências básicas para compreender melhor os programas do FNDE, em seguida analisei livros, e pesquisei em alguns sites que falam sobre a inclusão. E finalizei que, sem essas recreações talvez não apresentássemos condições de lhe dar com tantos problemas que uma escola enfrenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com