TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições da Sociolinguística Para Alfabetização e Letramento

Por:   •  11/6/2021  •  Artigo  •  2.463 Palavras (10 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 10

Contribuições da sociolinguística para alfabetização e letramento

Anderson Machado Silva

RESUMO

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa e interpretativa, tendo como objetivo identificar as principais contribuições do método sociolinguístico para a alfabetização e letramento, buscando o aprimoramento da prática docente, mostrando formas de aperfeiçoamento para um processo eficaz de alfabetização e letramento da criança, usando como contribuinte o método sociolinguístico. Com o aporte teórico de Magda Soares (2003). Bortoni-Ricardo (2004), Mendonça e Mendonça (2007) e Ferreiro e Teberosky (1986). Diante das leituras realizadas, esta pesquisa pode vir a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem na comunidade educativa referente a alfabetização e letramento.

Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Contribuições Sociolinguísticas.

INTRODUÇÃO

Ao nos debruçarmos em leituras, isto é, na bibliografia que trata sobre o processo de alfabetização e letramento no Brasil, logo identificamos que tal assunto tem sido amplamente discutido entre estudiosos e pesquisadores da área.

Nesse contexto, durante o desenvolvimento da nossa pesquisa, percebemos que todos parecem compreender que tal processo apresenta-se insatisfatório no que se refere ao ensino e aprendizagem dos educandos. De acordo com Mendonça e Mendonça (2007 p.121):

“É notório que além de problemas estruturais das escolas, como a falta de material, bibliotecas, livros, e os baixos salários dos professores, existem outros determinantes da situação atual de fracasso. Entre eles, destaca-se o fato de que quem dita as regras da alfabetização, elaborando propostas a serem aplicadas em sala de aula, conhece alfabetização apenas na teoria, não tendo, portanto, a prática”.

Nesse sentido, Mendonça e Mendonça (2007) evidencia duas principais problemáticas que ocasionam o fracasso escolar: os problemas estruturais e as metodologias aplicadas na alfabetização, uma vez que entendem que são reproduções de teóricos que não as conhecem de fato na prática.

Diante desse cenário, buscamos contribuições que visem o aprimoramento da prática docente no processo de alfabetização e letramento, com auxílio da sociolinguística, diminuindo assim o índice de analfabetismo na contemporaneidade.

Dessa forma, compreendemos que a sociolinguística tem como objeto de estudo as relações e variações da língua falada e escrita na sociedade. É nessa perspectiva que buscamos encontrar ferramentas que possam contribuir de forma significativa nas práticas da alfabetização e letramento.

Para isso, nossa pesquisa visa identificar as principais contribuições do método sociolinguístico para a alfabetização e letramento, refletindo e analisando acerca de tais métodos, tendo como referencial teórico os trabalhos desenvolvidos por autores como: Magda Soares (2003), Mendonça e Mendonça (2007) e Ferreiro e Teberosky (1986). Diante dessas discussões acerca da presente temática, apresentaremos contribuição para a comunidade educativa, tendo em vista a necessidade do aprimoramento da prática docente no decorrer do ensino e aprendizagem da alfabetização. Como metodologia de pesquisa adotamos a revisão bibliográfica de cunho qualitativo.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O nosso trabalho foi realizado por meio de revisão bibliográfica, com artigos, resumos, monografias, livros, entre outros. Esses materiais nos possibilitaram selecionar a fundamentação teórica e justificar assim a investigação para uma compreensão mais detalhada das metodologias adotadas nas práticas da alfabetização e letramento dos educandos no decorrer da alfabetização. O aporte teórico selecionado foi -Ferreiro e Teberosky (1986), Magda Soares (2003), Mendonça e Mendonça (2007) – a partir dessas publicações foi possível apontar os benefícios da sociolinguística no contexto educativo, a respeito do objeto de estudo abordado nesta pesquisa.

Conforme descreve Fonseca (2002), a pesquisa qualitativa nos permite uma maior conexão e entendimento do propósito de estudo da pesquisa levando em conta está como uma atividade permanentemente inacabada. Este tipo de pesquisa se processa através de aproximações sucessivas da realidade, fornecendo assim subsídios concretos para uma possível mediação de conhecimentos na prática cotidiana.

PERSPECTIVAS TEÓRICAS DA ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E SOCIOLINGUÍSTICA

No Brasil, um país caracterizado pela autonomia dos estados e municípios, com acentuada diversidade cultural e grandes desigualdades socioculturais, os sistemas de ensino devem construir seus próprios currículos e as escolas devem elaborar suas propostas pedagógicas tentando considerar as necessidades, as possibilidades e os interesses dos alunos, como também suas identidades linguísticas, étnicas e culturais. Na realidade, porém, a elaboração dessas propostas, envolvendo os contextos sociais da comunidade escolar, não ocorre de maneira efetiva.

O principal desafio para o professor alfabetizador é alfabetizar letrando, tentando envolver as dimensões pessoais e sociais. Magda Soares (2002) afirma que ser alfabetizado – saber ler e escrever - traz consequências sociais, culturais, políticas, econômicas, cognitivas, psíquicas e linguísticas, ou seja, para ser alfabetizado o sujeito não precisa apenas saber ler e escrever, é preciso também saber fazer uso social do ler e escrever, sabendo responder às exigências.

Ainda, a autora trata da alfabetização e do letramento, que são constructos teóricos indissociáveis, mas que não possuem o mesmo significado. Por exemplo, uma criança já pode chegar à escola sendo letrada, pois já nasceu num universo letrado, onde em casa ela pode ter acesso a livros ou revistas, os pais escrevem e a estimulam a fazer do próprio jeito, reconhece placas de trânsito, os códigos, porém ela ainda não é alfabetizada, pois não se apropriou da leitura e da escrita. Soares (2002, pág.39) salienta que quando o educando “se apropriar da escrita é diferente de ter aprendido a ler e a escrever, este significa adquirir uma tecnologia, a de codificar e decodificar a língua escrita.”

O Método Sociolinguístico (MENDONÇA; MENDONÇA, 2007), este “método” propõe uma sistematização do trabalho docente, partindo da realidade do aluno através de uma palavra ou tema gerador, traz a leitura de diferentes suportes de textos para a sala de aula, desenvolve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com