TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dificuldade de Ensino aprendizagem

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.731 Palavras (11 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO

MARANHÃO – IFMA

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

DEPARTAMENTO DE ENSINO

CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

LEUDIMAR DOS SANTOS E SANTOS

DIFICULDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ENSINO MUNICIPAL EDUCAÇÃO BASÌCA. E.M.B DINARE FEITOSA

ZÉ DOCA

2018

LEUDIMAR DOS SANTOS E SANTOS

DIFICULDADE DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EMEB. DINARIO FEITOSA

Projeto de Monografia apresentado ao Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA/Campus Zé Doca, como requisito para elaboração de monografia.

Orientação: Profº Esp. Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro.

ZÉ DOCA

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

2. OBJETIVO 4

2.2 Objetivos específicos 4

3. PROBLEMA 5

4. HIPÓTESE 6

5. JUSTIFICATIVA 7

6. REFERENCIAL TEÓRICO 8

7. METODOLOGIA 12

8. CRONOGRAMA 13

REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata de uma pesquisa de carácter qualitativo e quantitativo como base em uma pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de materiais já publicado, de vários autores das áreas no qual abordam o tema que estão a ser feitos o estudo avaliar as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 9º ano doEnsinoFundamental por ser o ano inicial em contato com os conteúdos químicos. No entanto, frente as dificuldades que são constatadas no resultado das pesquisas de campo na Ensino Municipal Educação Básica Escola Dinare Feitosa, ondes serão abordadas o levantamento de obstáculos no sentido de desvendar quais são as barreiras para a aprendizagem destes alunos e na salas de aula realizando uma observação e também através de uma entrevista por meio de questionários as possíveis causas e procedimentos no sentido de amenizar o déficit no processo de ensino-aprendizagem e a conjuntura que envolve a metodologia.

Muitos alunos apresentam dificuldade no momento de aprender algo, às vezes se esforçam e não alcançam êxito escolar, por isso sentem -se desmotivado com autoestima baixa, daí é importante identificação do processo :pais e professores e orientadores para que seja realizado um trabalho conjunto a fim de diagnosticar o problema do aluno e que ele receba o apoio necessário dos educadores e da família, assim terá maior possibilidade de desenvolvimento suas habilidades cognitivas.

2. OBJETIVO

Analisar os principais fatores que influenciam nas dificuldades de aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências na Escola de Ensino Fundamental Dinare Feitosa, na cidade de Bom Jardim –MA.

2.2 Objetivos específicos

 Identificar quais são os principais fatores que interferem na aprendizagem dos alunos na disciplina de Ciências 9º ano do Ensino Fundamental;

 Discutir os fatores que dificultam a aprendizagem na disciplina de Ciências a partir do contexto escola de acordo com as normas de educação a Lei das Diretrizes e Bases (LBD) e Parâmetros Curriculares(PCN);

 Fazer um estudo bibliográfico e de pesquisa de campo relacionado à abordagem em estudo;

 Investigar com os professores as dificuldades de aprendizagem na disciplina de ciências.

3. PROBLEMA

O questionamento-problema que serviu de aporte ao estudo foi a seguinte: quais as dificuldades existentes na aprendizagem na disciplina de Ciências por parte dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dinare Feitosa de Ensino Fundamental na cidade de Bom Jardim–MA?

4. HIPÓTESE

Diante dessas exigências, a sociedade atual vem sendo submetida às novas mudanças, que são significativas na forma de vida do ser humano, e assim, o ensino não passa incólume a estas mudanças.

Silva (2015.p15), propõe as seguintes propostas para tornar o ensino de Química mais atraente, nas quais contempla os seguintes aspectos:

a) Abordagem dos assuntos de Química focalizando a cidadania, envolvendo a participação do aluno, com debate em sala de aula e problematização de situações

b) do cotidiano. Sempre que possível e nos assuntos teóricos abordados nas aulas de Química, temas atuais e importantes devem ser inseridos.

b) O conteúdo deverá ter caráter interdisciplinar. O ser humano vivência várias disciplinas em qualquer momento da sua vida, entretanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com