TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dimensões conceitual, procedimental e atitudinal da atividade física jogo pula corda

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  1.941 Visualizações

Página 1 de 5

Claretiano

Centro Universitário Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura

ÂNGELO ANTÔNIO PETERLE

                                                              RA 8019805

 

Atividade – Portfólio – 6ª. semana

                 Disciplina ..:Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física.

                                               

Descrever as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal da atividade física/jogo “pula corda”. Curso de Licenciatura em Pedagogia – Claretiano Centro Universitário, para a aprovação na disciplina de Fundamentos e Métodos do Ensino de Artes e Educação Física. Prof. Gustavo Braga de Oliveira.

  VITÓRIA - ES

                                                                      2018

  1. Conceitual
  1. Origem

A origem do jogo/atividade não é bem definida nas bibliografias, sendo percebida em algumas pesquisas na Grécia e na Roma antiga.   Tal atividade era praticada para celebrar o início de novas estações.  Algumas pesquisas levam a origem dessa brincadeira ao Egito e a China, nas quais, em tempos antigos, as pessoas adultas criavam cordas trançadas feitas de fibra de cânhamo.

Nos trabalhos as pessoas saltavam frequentemente por sobre as cordas para prender os fios, e as crianças, verificando estes hábitos, acabaram por imitá-los fazendo uso de cordas menores. Dessa forma surgiu a brincadeira que mais à frente se difundiu por todo o planeta.

A brincadeira foi tomando um rumo mais atlético mais sério, com os passar do tempo, e deixou apenas de ser uma brincadeira de criança, brincadeira de rua e se tornou um desporto bem requisitado, um jogo muito praticado nas academias e esse esporte pode proporcionar: Perda de peso, o aumento da aptidão cardiovascular e fortalecimento muscular.

  1. Modificação

As modificações, na prática deste jogo, podem ser executadas quando a criança passa a brincar em dupla ou até mesmo em giro no centro do círculo que a corda, no seu movimento, proporciona. 

  1. Procedimental
  1. Praticar o jogo original

Os pés estando juntos e segurando as alças da corda nas laterais do corpo, a corda deve ser passada sobre a cabeça e partir de então pode-se pular.   Durante o movimento rotatório, os braços devem ser cruzados na frente do corpo e o pulo deve ser praticado novamente. Traga os braços de volta aos lados e continue pulando.   Este movimento é realizado no intervalo de quatro ou cinco rotações.

A Educação Física passou a ser considerada, nas últimas décadas, pelos acadêmicos e pela legislação, um componente curricular.   Nesse contexto, essa matéria escolar possui o objetivo de formar pessoas com condição crítica para agir com independência em relação às manifestações da cultura corporal de movimento e munir o sujeito de possibilidades de se tornar um cidadão (González; Fenstesrseifer, 2010).

  1. Atitudinal
  1. Colaboração

A colaboração durante a atividade de pular corda se dá quando a criança/pessoa, que está no centro, sai e dá lugar a uma outra pessoa ou até mesmo é mantido as duas pessoas no centro do círculo quando a corda já está em movimento circular, formando assim uma colaboração.     É uma ação/atividade física impactante, onde toda a musculatura do corpo é trabalhada proporcionando muito bem para a mente.

  1. Realização

A realização se dá apenas de posse de uma boa corda, na medida aproximadamente de 5 (cinco) metros, e em ambiente ventilado e de preferência coberto para que não fique exposto a sol e chuva.   Para que a realização desse esporte seja alcançada, deve-se ensinar todos os conteúdos planejados enfatizando as três dimensões do conteúdo (procedimental, conceitual e atitudinal). Nesse sentido, Darido et al (2001) mencionam que, a partir do lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, o papel desse componente curricular ultrapassou o ensino dos temas da cultura corporal, como apenas seus fundamentos e técnicas (dimensão procedimental). O professor também necessita pensar nos conceitos que estão ligados aos procedimentos selecionados (dimensão conceitual) e nos valores e atitudes (dimensão atitudinal) que os alunos devem ter nas práticas corporais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com