TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Inovações Digitais na Educação Infantil

Por:   •  25/4/2022  •  Artigo  •  2.483 Palavras (10 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 10

INOVAÇÕES DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 

Aluno [1]

RESUMO

Nos dias de hoje, a utilização de tecnologias digitais, se tornou fundamental dentro do contexto escolar. Dessa forma, as escolas devem contar com os recursos necessários para que essas tecnologias contribuam positivamente para a aprendizagem dos seus alunos, assim, os professores precisam estar bem preparados para a correta utilização dentro do cotidiano escolar. O presente artigo tem como objetivo discutir a importância da inserção de tecnologias digitais como artifício de contribuição de ensino aprendizagem nas escolas de educação infantil, bem como, a necessidade de melhor preparar professores para o uso dessas tecnologias de forma adequada à realidade escolar. Como procedimento metodológico, para o desenvolvimento desse artigo, foi utilizado o levantamento bibliográfico de caráter exploratório, sobre os assuntos que norteiam o uso de tecnologias nas escolas de educação infantil como forma de obtenção de dados secundários para análise qualitativa. Nota-se que é imprescindível, diante da realidade tecnológica da atualidade, que a educação esteja caminhando com o progresso da sociedade. As escolas, juntamente com os professores devem estar na medida do possível, atualizadas tecnologicamente para receber os alunos dessa nova geração que é estimulada cada dia mais cedo, ao uso dessas tecnologias.

Palavras-chave: Tecnologia Digital; Educação Infantil; Inovações.

ABSTRACT

Exatamente o texto do resumo, vertido para a língua estrangeira.

Keywords: Versão para o inglês das palavras-chave.[a]

[b]
  1. INTRODUÇÃO

O presente tema surge da necessidade de construir conhecimentos sobre a importância do uso das mídias e tecnologias na educação infantil, já que a vivência atual da maioria das crianças está inserida no contexto da evolução tecnológica onde quer que estejam. Neste sentido este artigo visa demonstrar os resultados de uma investigação nessa área, para ampliar os conhecimentos sobre a importância das possibilidades de aprendizagem e benefícios que a inclusão digital traz à educação infantil quando realizada com planejamento e conhecimento.

Observa-se que na época atual as evoluções tecnológicas trazem conseqüências no modo de viver das pessoas, pois com o passar do tempo à tecnologia ganha cada vez mais espaço no trabalho e na vida das pessoas crianças ou adultos. As novas tecnologias surgiram para facilitar a vida de cada um de nós, possibilitando desta forma, encurtar distâncias entre as pessoas, oportuniza conhecer outros lugares sem sair de casa, também, é um recurso muito importante para construir conhecimento de forma mais rápida além dos muros da escola, e hoje está mais acessível para uma boa parcela da população.

Neste aspecto é importante que os gestores educacionais, equipe diretiva e equipe de orientação pedagógica, juntamente com os professores, busquem através da formação pedagógica, articular estratégias para utilizar estes recursos e qualificar o trabalho pedagógico, pois mesmo que as crianças tenham maior afinidade com estes recursos, eles não podem utilizá-los livremente ou utilizá-los da mesma maneira que usam em casa. Para isso é importante o conhecimento do professor no sentido de ser o orientador e organizador de atividades significativas para a construção do conhecimento, trabalhando neste contexto benefícios positivos para as crianças e para todos os envolvidos neste processo.

2. FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

De fato, muitos ainda questionam qual a necessidade da tecnologia na escola de infância e embora pesquisadores como Ferreira (2009) e Silva (2010), entre outros, tenham demonstrado que estamos perante de uma realidade inquestionável, ainda existem muitas lacunas importantes no que diz respeito à educação infantil. Conforme Santos (2012), a educação infantil não tem sido foco de estudos quando se trata da utilização de tecnologias em suas práticas, mostrando-se mais impermeável e resistente a essa inovação na prática docente que outros níveis escolares.

Com o avanço das tecnologias em nossa sociedade, o computador tornou-se uma ferramenta eficaz onde o professor poderá introduzir em suas práticas pedagógicas o uso das tecnologias digitais na educação, possibilitando novas formas para a construção dos conhecimentos dos seus alunos. Com as potencialidades das tecnologias digitais, o professor poderá desenvolver metodologias que favoreçam o processo de construção do conhecimento a partir do suporte dos recursos tecnológicos. 

A contribuição didática para uma pedagogia voltada para o sujeito requer assumir, entre outras coisas, o uso das mídias e das tecnologias da educação. O professor deve ser capaz de utilizar aparatos tecnológicos não apenas para seu uso próprio, mas trabalhar com esses recursos em sala de aula, em favor da aprendizagem dos alunos (SILVA, 2010, p.06).

A utilização das tecnologias como ferramenta pedagógica dentro da escola, vem refletindo novas atividades sociais, gerando a necessidade de adquirir novas formas de criação e expansão de conhecimentos. A autora citada destaca que as tecnologias servem para ajudar a produzir novas metodologias na educação. A partir disso, entende-se que a cada dia os educadores têm que procurar e se adequar a novos métodos e meios de melhorar a condição de seu trabalho integral, fazendo com que dependa também de saber coordenas as novas tecnologias para usufruí-las em seu cotidiano, participando assim de um ambiente integrado, ampliando assim a sua concepção. A partir disto, qual é realmente o papel da instituição nesta percepção ? A escola é o local aonde ocorre a intervenção entre o aluno e o conhecimento, que são executados e reunidos através das outras gerações passadas. A rotina em sociedade tem grande influência nas tarefas escolares e elas igualmente na sociedade, integrando por todos os setores da vida, que não podem ser desconsiderados pela instituição. Assim, esta idealização refere-se ao seguinte complementação:

Na educação o foco, além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade. Educar é ajudar a integrar todas as dimensões da vida, a encontrar nosso caminho intelectual, emocional, profissional, que nos realize e que contribua para modificar a sociedade que temos (MORAN, 2009, p.12).

Assim sendo, de que forma são capazes de inserir os instrumentos tecnológicos como meios educacionais dentro do ambiente escolar, sendo que estão expostos em várias outras partes da vida das pessoas? Entende-se então a precisão e a necessidade de intermediar o processo de ensino e aprendizado unificado com novas atividades, foco e tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com