TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  27/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.786 Palavras (24 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 24

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA[pic 1]

MARILENE PESSOA DA SILVA

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 2]

Colinas do Tocantins

2017


[pic 3]

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Orientador: Prof.

Colinas do Tocantins

2017


[pic 4]

SILVA, Marilene Pessoa. Tecnologias Digitais na Educação Infantil. 2017. 24 f. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Colinas do Tocantins, 2017.

RESUMO

Este projeto tem como tema o uso de tecnologias digitais na educação infantil, analisando-o como instrumento pedagógico com potencial de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa tem caráter qualitativo, pois se propõe a pesquisar o processo em que o aluno pode construir seu conhecimento sendo auxiliado pelas tecnologias digitais. A importância do tema se dá no sentido do aperfeiçoamento do professor enquanto principal agente promotor da aprendizagem. A realização das atividades acontecerá em um uma escola particular de Colinas do Tocantins, com dezoito crianças entre quatro e cinco anos de idade que serão observadas e entrevistas serão aplicadas a coordenadora pedagógica e a professora da turma. Será possível constatar, através dos dados coletados, se para os alunos é natural e fascinante o contato com as digitais e que a aprendizagem por meio dela é mais prazerosa e divertida. Os professores têm um grande desafio de se adaptar a essa familiaridade digital e usá-la a favor da aprendizagem. As reflexões deste trabalho vêm corroborar pensamento de autores como Tapscott (1999), que fala sobre esta geração digital, além de Ferreira et al (2005), Santos (2011) e outros que confirmam ver na imersão na cibercultura um aspecto formativo no sentido de propiciar novos espaços e novas experiências que podem ser usados a favor da aprendizagem.

Palavras-chave: Tecnologias digitais, ensino e aprendizagem, geração digital, tablet.


[pic 5]

SUMÁRIO

1 Introdução........................................................................................................ 05

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................... 06

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................... 15

3.1 Tema e linha de pesquisa............................................................................ 15

3.2 Justificativa................................................................................................... 15

3.3 Problematização........................................................................................... 16

3.4 Objetivos....................................................................................................... 16

3.5 Conteúdos.................................................................................................... 17

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................... 17

3.7 Tempo para a realização do projeto............................................................. 18

3.8 Recursos humanos e materiais.................................................................... 18

3.9 Avaliação...................................................................................................... 18

4 Considerações Finais...................................................................................... 19

5 Referências...................................................................................................... 20

6 Apêndice.......................................................................................................... 22

7 Anexos ............................................................................................................ 24


INTRODUÇÃO

A relevância da realização deste trabalho com o tema que trata do uso de tecnologias digitais na educação infantil é indiscutível. Não apenas porque a tecnologia está em toda parte ou porque seja lúdico usá-la em sala de aula, mas principalmente porque ela pode ter grande potencial como instrumento pedagógico a favor do processo de ensino e aprendizagem. A linha de pesquisa na área de docência é qualitativa e busca mostrar como o aluno pode construir usando tecnologias digitais.

A realização das atividades acontecerá em uma escola particular de Colinas do Tocantins, com dezoito crianças entre quatro e cinco anos de idade, observadas quanto ao uso do tablet, serão ainda aplicadas entrevistas com a coordenadora pedagógica e a professora da turma. Serão utilizados tablets distribuídos para os alunos com programas específicos que trabalhem os conteúdos propostos pelo professor. Os principais autores serão Tapscott (1999), Ferreira et al (2005) e Santos (2011).

A avaliação dos alunos será realizada através de registros dos avanços ao longo do processo de aprendizagem no desenvolvimento das tarefas propostas, usando os aplicativos.

Falar das tecnologias digitais é um desafio, pois apesar de ser algo comum, quando voltado para o ensino representa uma tarefa difícil haja vista que não deve ser usada apenas para brincar, se divertir, mas para apropriação dos conteúdos, ainda que se configure algo divertido. O professor tem um papel importante na mediação da construção do conhecimento pelo aluno, pois é ele quem direciona não só o conteúdo, mas a forma como os alunos lidam com a máquina.

Esse tema se deu a partir das observações de como é importante associar tecnologia em ensino desde cedo para que as crianças saibam conduzir seu aprendizado usando a tecnologia como instrumento e não apenas para diversão. São poucos os trabalhos sobre este assunto e na rede particular de ensino em Colinas do Tocantins não existe pesquisa similar realizada para esse fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)   pdf (318 Kb)   docx (190.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com