TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Memórias da Minha Trajetória Escolar

Por:   •  24/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE CAMINHOS DO SERTÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

HISTORIA DA EDUCAÇÃO

SIRLEDA MENDES DO AMARAL

MEMÓRIAS DE MINHA TRAJETÓRIA ESCOLAR

ITINGA DO MARANHÃO

2023

[pic 2]

SIRLEDA MENDES DO AMARAL

MEMÓRIAS DE MINHA TRAJETÓRIA ESCOLAR

Trabalho apresentado a professora Silva Albuquerque da disciplina de Historia da Educação do curso de Pedagogia, da universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, para obtenção de nota.

ITINGA DO MARANHÃO

2023

[pic 3]

MEMORIAL DA MINHA TRAJETORIA ESCOLAR

O meu nome é Sirleda Mendes do Amaral e sou nascida e criada na cidade de Itinga do Maranhão. Durante minha trajetória escolar tive uma infância maravilhosa, onde morava em uma fazenda dos meus avós com meus pais e sete irmãos. Aos 7 anos de idade, minha mãe me matriculou em uma escola evangélica chamada Rosa de Sarom, onde estudei até os 10 anos de idade, meus professores eram sempre maravilhosos comigo e por isso acabei tendo um período maravilhoso. Além da rotina escolar diária, também tínhamos que orar e cantar antes do início das aulas.

Aos 12 anos de idade, fui matriculada em outra escola municipal chamada Universidade Integrada Terezinha de Jesus Coelho Rocha. Ao contrário da primeira fase escolar, essa foi um pouco mais difícil, devido ao trajeto de cerca de 6 km que eu e meus irmãos tínhamos que percorrer todos os dias para chegar ao colégio. Uma das minhas maiores recordações dessa fase, além do percurso difícil, é de levar sempre 02 litros de leite para podermos trocar por merenda escolar com uma senhora chamada Julia, ao qual me recordo com carinho.

Aos 14 anos meus pais foram morar em outra Fazenda bastante longe, assim que tiveram que me deixar morar com meus avós, ao qual já morava na cidade, para que assim eu pudesse concluir meus estudos, no entanto essa fase em especial foi muito difícil, devido a falta que meus pais e meus irmãos faziam. Após 2 anos de distância, devido uma grande tragedia familiar meus pais decidiram deixar a fazenda e ir morar na cidade, apesar da tristeza que nos assolou, também estava mais feliz por novamente estarmos todos juntos.

Minha mãe sempre incentivou a estudarmos para que pudéssemos ter um futuro melhor, assim, ao terminar a 8 série meus pais me colocaram em uma escola particular, onde estudei até o 1 ano do ensino médio, no entanto, acabei por ter dificuldade em acompanhar o ensino e acabei por reprovar, tendo assim que repetir o ano em outra unidade escolar, sendo esse um momento bastante frustrante para mim.

No entanto, apesar de todos os obstáculos, conseguir finalmente terminar o ensino médio. Infelizmente naquele momento não pude começar a etapa do ensino superior logo após conclusão do ensino médio, devido a uma gravidez inesperada acabei tendo que casar e adiar meus planos de ter um ensino superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (80.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com