TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Propostas Pedagógicas

Por:   •  20/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

1. Objetivos

Tem por objetivo organizar sobre as propostas pedagógicas na educação infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, reúnem princípios fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil.

2. Definições

Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, constrói sua identidade pessoal e coletiva ,brinca, imaginar, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura é elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.

3. Concepção da Educação Infantil

A vaga em creches é pré-escolas devem ser oferecidas próximas as residências das crianças são consideradas Educação infantil, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.

4. Princípios

Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.

Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade expressão.

5. Concepção de Proposta Pedagógica

Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, e democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial de gênero, regional, lingüística e religiosa.

6. Objetivos da Proposta Pedagógica

Deve ter como objetivo garantir à criança acesso ao processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira entre outras.

7. Organização de Espaço, Tempo e Materiais

A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização. Os reconhecimentos das especificidades etárias, das singularidades individuam e coletivas das crianças, contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afro-descendente, asiáticos, europeus e de outros países da Americana.

8. Proposta Pedagógica e Diversidade

O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação. Valoriza a dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência – física ou simbólica – e negligência.

9. Proposta Pedagógica e Crianças Indígenas

Proporciona uma relação viva com os conhecimentos, crenças, valores e da continuidade à educação tradicional oferecida na família e articula-se às práticas socioculturais de educação e cuidado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com