TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnologias Para a Educação

Por:   •  23/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

Relate a sua experiência, utilizando a seguinte estrutura:

  • Relato de uso: descreva como você utilizou a tecnologia escolhida para alcançar o objetivo definido;

A tecnologia escolhida, o aplicativo/site Kahoot teve a finalidade de motiva o engajamento dos estudantes do 1º ano do ensino médio, em experiências de aprendizagem e interpretação do conto “O incêndio” da série “As relíquias da casa velha” de Machado de Assis, na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura. Inicialmente foi realizada uma explanação acerca do conto e possíveis questionamentos sobre a leitura que os alunos haviam feito sobre o conto. Após, foram repassadas aos estudantes algumas orientações sobre o uso do aplicativo/site Kahoot, por intermédio de um vídeo que estava disponível no ambiente online da escola.

O Kahoot foi implementado como uma das avaliações do bimestre, em que se optou por “Novo Kahoot – crio”, com 1 Quizze com 10 perguntas de múltipla escolha e verdadeiro ou falso com o tempo de resolução de 30 minutos. A aplicação do Kahoot se deu por Game PIN informado ao alunos, onde os mesmos inseriram o Game PIN e seus respectivos nomes, e responderam ao questionário sobre o conto “O incêndio”.

Quando o número de erro em uma questão era alto, foi feita uma breve explicação sobre o conteúdo da pergunta. Ao longo do Quis chamou-se a atenção dos estudantes para o placar, informando-os sobre quem estava na liderança. Ao fim, foi apresentado o ranking dos primeiros colocados. Um total de 12 alunos participaram da atividade proposta.

  • Recomendações: apresente recomendações de uso da tecnologia, baseando-se na sua experiência;

Observou-se que durante a integração do Kahoot os estudantes apresentaram um maior engajamento na atividade, mostraram-se mais motivados. Por intermédio do questionário, os 12 alunos indicaram que o Kahoot motivou a sua aprendizagem sobre a interpretação do conto “O incêndio” de Machado de Assis.

Quando questionados sobre o que acharam da atividade, muitos responderam que além de os motivarem durante a aula, os mantiveram atentos durante toda a atividade, sentiram-se estimulados e puderam captar melhor a mensagem do conto.

Percebeu-se que a atividade através do Kahoot chamou a atenção dos alunos, engajamento e aprendizagem. No entanto, o lado negativo em alguns momentos, foi a baixa qualidade de acesso à web, provando atrasos na computação dos pontos, devido à velocidade da internet da escola ou de alguns alunos.

Contudo, o uso da tecnologia foi demasiado positivo por conseguir um grande número de alunos atentos durante a aula. Algo realmente muito mais difícil de manter sem a utilização desta tecnologia. O uso do Kahoot foi fundamental para diversificar as aulas que estão no modo a distância no momento.

  • Socialização: socialize registros da experiência relatada por meio de algum recurso além do relato (foto, vídeo, captura de tela ou outro).

O registro da experiência relatada não foi autorizado pela escola.

Você pode relatar também o que te motivou a escolher a tecnologia, em que contexto ela foi aplicada, onde e quem a utilizou, como ela contribuiu na sua atividade profissional, quais as potencialidades e fragilidades dessa tecnologia, se é possível utilizá-la de forma inovadora, suas principais dificuldades na experiência e como buscou superá-las, se você encontrou outras tecnologias no caminho que pretende experimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com