TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnologias na Educação

Por:   •  4/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.220 Palavras (13 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

O objetivo desse texto foi investigar como as tecnologias de informação e comunicação, podem ser inseridas no contexto escolar, compreender a importância dessas tecnologias como ferramentas na prática pedagógica, desafios e possibilidades relacionada ao uso da tecnologia, especificamente do computador como ferramenta pedagógica no contexto escolar e como apoiam o processo de ensino-aprendizagem. Sabendo que os educandos são sujeitos ativos e responsáveis pela própria aprendizagem, assim favorecendo a integração escolar. Espera - se contribuir para democratização do uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola, utilizando diferentes mídias na organizaçãodo trabalho pedagógico e da ação educativa, pontuando a importância do professor como mediador deste processo.

Desenvolvimento

O presente trabalho foi desenvolvido no sentido de compreender as novas tecnologias da informação e comunicação, e como estão influenciando no processo educativo, podendo ser inseridas no cotidiano escolar e vistas como ferramentas de auxílio no processo de aprendizagem, beneficiando e favorecendo a interação no processo de construção do conhecimento.

A tecnologia de informação e comunicação confunde-se com a própria história do homem na sociedade, é um conjunto organizado de conhecimentos que visem a facilitação e o uso de incrementos na vida do ser humano, foi desenvolvendo gradativamente recursos, utensílios, ferramentas entre outros para garantir a sua sobrevivência. Com o passar do tempo o homem evoluiu, procurou desenvolver técnicas que facilitasse sua vida em sociedade, surgindo assim necessidade de comunicar uns com os outros e para poder expressar seus sentimentos e sua cultura utilizaram a primeira e mais antiga forma de se expressar, através de ideogramas, desenhos feitos nas cavernas, que possibilitou o homem a expandir suas mensagens para muito além do seu próprio tempo. Nesse processo muito se inventou e desenvolveu o que nos levou a chegar à era da comunicação tecnológica.

O surgimento da escrita é de grande importância para a história, à partir desse momento que encontramos os primeiros registros de comunicação que seriam passados de geração em geração.

Entre os anos de 1940 e 1970, dá inicio de uma era de desenvolvimento, técnica de impressões de ilustrações, desenhos, símbolos, tornando assim mais acessível para o maior número de pessoas, esse modo de comunicação passa a alterar o modo de vida das pessoas, tendo influência sobre o modo de viver e pensar. À partir dessa técnica passamos por grandes inovações, como o jornal, publicado no ano de 1808.

Por volta de 1860 o surgimento do telefone, que foi instalado no Brasil no ano de 1883 no Rio de Janeiro.

Após o surgimento dessas grandes invenções o homem pôde evoluir ainda mais com a invenção do rádio, com a primeira transmissão em 1900, passando assim a transmitir informação com uma maior velocidade, em 1924 outro passo muito importante foi o surgimento da televisão, o que foi possível unir todas as técnicas, jornal, figuras, rádio, possibilitando ver as imagens em movimento juntamente com o áudio, tornando mais atrativo e conquistando não só o público adulto mas também as crianças

Conforme expõe Silva e Vizim (2003):

As tecnologias remontam a tempos primitivos no campo educacional, muito embora não reconheçamos, por força da ideia de “novas” tecnologias, um velho “quadro - negro” como uma ferramenta tecnológica, ou mesmo um pedaço de giz, mas podemos dizer que os homens continuam recriando aparelhos, ferramentas, técnicas e tecnologias instrumentais, aperfeiçoando o que chamamos de tecnologias simbólicas, como a linguagem, a escrita, as representações simbólicas s e icônicas, e muito mais. (SILVA; VIZIM, 2003 p. 203)

Após toda essa evolução, chegamos a era da tecnologia da informção, em 1943 inicia a era do computador, que no princípio era uma máquina gigantesca, que realizava cálculos, seu principal papel. Em 1947 a invenção do telefone celular, que só chegaria no Brasil no ano de 1990, ainda em 1971 o computador passa por uma tranformação, junto à evolução surge a internet, que foi desenvolvida no ano de 1969, com objetivo de auxiliar os militares durante a guerra fria. Surgindo o primeiro micro computador, foi a partir desse ano que professores universitários e acadêmicos dos Estatdos Unidos passaram a usar essa tecnologia para troca de mensagens. E em 1990 a popularização da rede de internet. E desde então, o homem não teve limites em sua evolução, a cada dia buscando inovar e se superar, além de computadores portáteis temos computadores de mão que como antigamente tinha somente a função de calcular, hoje temos o mundo de informações em nossas mãos que podemos ter acesso através dos celulares.

Hoje na chamada sociedade de informação, encontramos novas formas de pensar, de agir, e de se comunicar, inúmeras forma de adquirir conhecimentos, são diversas ferramentas que proporcionam essa aquisição, sendo a escola uma das principais alternativas de formação e desenvolvimento do cidadão. Nessa sociedade aprende-se a reaprender, a conhecer, a comunicar-se, a interargir, interar o humano com o tecnógico, o individual e o social.

Tecnologia de comunicação e informação possibilita o indivíduo a milhares de informação, tanto no contexto proxímo como distantes de sua realidade, no processo educativo servindo de elemento de aprendizagem, gerando saberes e conhecimentos científicos.

Em muitas vezes a tecnologia e confundida com a informática, todavia o que se entende de tecnologia, tudo aquilo que serve para auxiliar o ser humano em seu trabalho e em sua vida faz parte de tecnologia. Na educação temos algumas coisas que permeiam o trabalho pedágogico como: o livro, o giz, a lousa, o retroprojetor, o projetor de slides, as enciclopédias e mais recente os computadores, e-books, as esferográficas, a lousa digital, o notebook, os projetores multimídia, os sites da internet, etc... Pode- ser dizer que tudo que está a nossa volta é tecnologia num sentido mais amplo. (BRITO e PURIFICAÇÃO, 2006).

Tecnologia, “ conjunto de conhecimentos especializados, com príncipios científicos que se aplicam a um determinadado ramo de atividade, melhorando, aprimorando a um determinadado ramo de atividade. O termo informática na escola, são estratégias de como explorar editores de textos, facilitando o trabalho do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com