TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tradições X Tecnologia

Por:   •  24/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

REFERÊNCIAS        7

INTRODUÇÃO

Apresentaremos ao longo desse portfólio uma situação geradora de aprendizagem, onde Gabriela pedagoga que atua como professora nos anos iniciais do ensino fundamental, após um ano e meio lecionando por meio do ensino remoto acaba de retornar ao ensino presencial, então, percebeu que os alunos estão desmotivados e cansados da rotina escolar, e que as relações culturais e artísticas estão sendo poucas exploradas. A partir dessas observações, a professora apresentou uma proposta pedagógica de realizar uma semana cultural, artística e social com o objetivo de oportunizar aos alunos o contato com diferentes expressões artísticas, viabilizando uma reflexão cultural, artística e social a partir das apresentações realizadas, motivando a participação dos alunos nas atividades escolares. Já com a ideia de projeto aprovado, o próximo desafio será agregar os docentes ao projeto.

Na situação problema apresentada, os professores se reuniram para construir o projeto interdisciplinar voltado a realização da Semana Cultural. No projeto apresentado ao longo desse portfólio com o tema TradiçõesXTecnologia descreve como o avanço tecnológico influenciou nas tradições culturais em vários aspectos, como a evolução dos brinquedos, da TV, dos desenhos e das brincadeiras. A principal missão desse projeto é despertar o interesse dos alunos pela cultura, começando pelas relações familiares, suas culturas e sua diversidade frente as tecnologias e a modernidade.

DESENVOLVIMENTO

A seguir apresento o projeto como tema: “TradiçõesXTecnologia”, o intuito dessa proposta interdisciplinar é despertar a curiosidade, a reflexão e conhecimento dos alunos pela temática tradições culturais, e ao realizar as atividades aqui proposta, se vejam como agentes de sua aprendizagem. A importância de se trabalhar a interdisciplinaridade é articular a temática com as diferentes áreas do conhecimento em benefício da aprendizagem colaborativa, dinâmica e significativa, com a utilização das ferramentas digitais no desenvolvimento e nas práticas pedagógicas. Nesse contexto, vamos articular com as experiências vivenciada pelos alunos, como sua cultura, uso e costumes, haja vista que o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais podem contribuir para o pleno desenvolvimento do aluno.

Tema do projeto

Tradições X Tecnologia

Público-alvo

3º ano do Ensino Fundamental

Justificativa

  • O objetivo deste projeto interdisciplinar é resgatar valores éticos, morais e culturais começando pela relação entre a família, comunidade e como essas Tradições foram afetados pela tecnologia. Trata-se de um projeto de estudo interdisciplinar envolverá as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Educação Física.

                    Objetivo geral

  • Conhecer as tradições familiares, suas culturas, fatores naturais e tecnológicos, compreensão da cultura como identidade, estimular o respeito e a convivência harmoniosa.

Objetivos específicos

  • Identificar características das tradições e costumes da população explorando referências a partir do lugar de vivência.
  • Comparar costumes e Tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
  • Selecionar objetos, documentos pessoais ou de pessoas de seu convívio e compreender sua função e evolução.
  • Reconhecer e analisar diferentes manifestações criativas, artísticas e culturais, por meio de vivências presenciais e virtuais que ampliem a visão de mundo, sensibilidade, criticidade e criatividade.

Metodologia

  • Língua portuguesa: Explorar a evolução dos Brinquedos frente as tecnologias; solicitar aos alunos fotos ou brinquedos antigos pertencentes aos seus familiares e realizar um debate sobre os brinquedos da atualidade.
  • Matemática: Explorar a evolução dos instrumentos de medidas; solicitar aos alunos receitas culinárias tradicionais de suas famílias.
  • História: Explorar a evolução da televisão, dos filmes, novelas e desenhos a partir dos relatos de familiares.
  • Geografia: Solicitar aos alunos uma pesquisa de tema: "De onde vem as minhas Tradições". Após a pesquisa elaborar um bate papo.
  • Ciências: Explorar o uso das plantas medicinais: curiosidades e receitas caseiras da "vovó" com o uso delas.
  • Artes: Explorar a evolução dos Desenhos frente as tecnologias. Elabora uma exposição com desenhos e sua trajetória.
  • Educação Física: Brincadeiras. Explorar e resgatar as brincadeiras que fizeram parte das histórias dos nossos familiares, e compara-las as brincadeiras encontradas na contemporaneidade.

Recursos didáticos

  • Materiais: Computador, Internet, plataforma de pesquisas, brinquedos, fotos, impressos e instrumentos de medidas.

Avaliação

  • A avaliação será contínua e processual, de acordo com a participação, produção e entrega dos materiais de pesquisa, prova oral durante os debates.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A realização desse projeto interdisciplinar traz a importância de resgatar as tradições culturais, pois, algumas se perderam, outras se atualizaram ou moldaram-se frente aos avanços tecnológicos. Quando os alunos resgatam e compartilhem a história e os costumes de sua família, eles se veem como um sujeito ativo na sociedade, eles se desenvolvem com mais empatia, consciência social e responsabilidade. Porém, as histórias ou contos populares que ouvíamos dos mais velhos nas calçadas, ou as crianças nas ruas com brincadeiras típicas como pega-pega, esconde-esconde deram lugar a crianças com dispositivos eletrônicos, com jogos online e fones de ouvido. Eu me pergunto se esse seria o fim das nossas tradições, ou uma nova era de novas tradições? Na construção desse projeto trago a importância de resgatar valores éticos, morais e culturais frente às tecnologias, e de como ao longo do tempo a sociedade se beneficiou com suas evoluções. Concluo, portanto, que a tecnologia não precisa ser o vilão, mas também não deve ser o centro de tudo! E que esse poder está nas mãos daquele que a controla ou deixa ser controlado, e que os aspectos culturais também influenciam na evolução das tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com