TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.400 Palavras (10 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Monica da Silveira RA:6573304579

Rita de Cássia S.Oliveira RA:6581280870

Silvana Martani RA :7323482742

Tatiana Ap. da Silva Lana RA : 6571298750

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutor Raquel Clarice Souto Oliveira.

JUNDIAÍ

2015

[pic 2]

► Introdução

     Observaremos neste trabalho temas como o ensino fundamental de nove anos, a capacitação adequada dos professores, para atingir melhor qualidade de ensino.

     Discorreremos a LDB 9394/96 especificamente o ART 62, sobre os marcos teóricos da educação, como está hoje esse processo com essa lei.

     Estudaremos a organização da escola, conselho, APM e afins.

     Poderemos entender um pouco quais avanços que ocorreram, o que passou da teoria para a prática efetiva nas escolas, se tem melhorado as condições de trabalho dos professores, teremos uma visão geral da metodologia nas escolas em geral.

     Dentro de um mapa conceitual veremos as mudanças crescentes e o que ainda é necessário ser implantado e de fato praticado no ambiente escolar, para que o aluno., família, escolas, sociedade e professores saiam lucrando no quesito Educação.  

Estrutura e funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Brasil.

Através das leituras e pesquisas em sites referentes ao tema pode-se entender que a questão da estrutura do ensino enquanto estrutura de produção, também estrutura as relações sociais de produção. E com isso podemos dizer que a nova legislação educacional e as reformas que vem sendo introduzidas nos sistemas educacionais, tanto estaduais como municipais, nos últimos anos trouxeram consigo uma nova perspectiva para a formação e carreira dos professores com possibilidades muito interessantes.

 Essa nova perspectiva permite também que alguns espaços de discussão acadêmica, até agora agregados, passem a conversar entre si. E também as leituras nos remetem a refletir e exigir de se fazer leitura dos diferentes projetos educacionais que desenvolvem nas relações sociais e produtivas de cada época e seus respectivos fundamentos, e que possa nos traduzir esses desafios e, reflexões em termo de conteúdos que melhor contribuem para a articulação do desenvolvimento e consolidação de relações verdadeiramente democráticas.

E com relação à formação do professor posso dizer que esta  deverá ser coerente com a base teórica metodológica, sócio- histórico da proposta curricular na medida em que ensejar, não somente o conhecimento do sistema de ensino mas o encaminhamento de ação transformadora desta prática, ou seja, que haja a prática.

E quanto ao planejamento não podemos esquecer que este deve ser um processo contínuo de reflexão crítica sobre a prática pedagógica e a tomada de decisão para direcioná-la melhor e conferir-lhe mais qualidade.

 

Vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos.

Nesse presente texto vamos citar algumas vantagens e desvantagens do ensino fundamental de nove anos. Realizando algumas pesquisas vemos que o ensino não está sendo realizado de acordo com as políticas.

Percebemos que existe muita fragilidade nesse documento, pois um dos ensinos cruciais deveriam ser a criação de cidadãos autônomos, críticos e conscientes dos seus papéis na sociedade.

Uma das desvantagens é que com o início aos seis anos no ensino fundamental é a perca de uma etapa da infância, pois enquanto as leis declaravam a entrada aos sete anos, aos seis a criança tinha o direito a Educação Infantil. Isso significa espaço para o inusitado, brincadeiras, espaço coletivo para aprender e interagir. Hoje eles deixam de ser crianças e passam a ser adultos.

Também percebemos que em sala a professora tenta passar para o aluno atividades atrativas visando à construção da escrita e da leitura, mas existe resistência dos alunos então acaba não sendo um convite, mas uma imposição para as crianças. Então questionamos as oportunidades que as crianças têm de participar realmente das propostas, quais os espaços existentes em sala de aula para construírem-se como sujeitos, embora as crianças de acordo com Marshall (1967), Carvalho (2002), e Martins (2010) torna-se necessários espaços para exercerem-se como cidadãos.

No recreio também é o espaço do não, isso porque pouco é permitido, pouco é possibilitado, as crianças são criticadas pelas suas brincadeiras e os momentos propícios a decisão são decididos pela monitora o mesmo acontece nos banheiros, praças, bibliotecas e também percebemos excesso de proteção sobre as crianças.

Acreditamos que a obrigação da escola é orientar a criança sobre espaços coletivos, não subestimá-las, pois ao falar com uma criança ela mostra conhecimento sobre o que é permitido na escola. Como futuros professores têm a obrigação de criar oportunidades para as crianças seja no primeiro ano ou mais

Notamos que as leis são vagas, destacamos assim que uma educação que se inicia aos seis anos, fundamentada na proposta de linguagem e do direito da alfabetização, sendo que estes são direitos das crianças não significa uma educação de qualidade. É necessário

mudanças nos currículos e nas leis, mas espaço e qualidade para se construir cidadãos autônomos e conscientes na sobre seus papeis na sociedade.

Vantagens: é assegurar que todas as crianças passem mais tempo no ambiente escolar e proporcionar uma educação de qualidade. A partir dos 06 anos a criança começa então no 1º ano, e, ao término do 9º ano o aluno estará com 14 anos. Uma das ideias dessa proposta é diminuir os índices de evasão escolar e repetência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (176.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com