TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens e desvantagens do ensino fundamental de nove anos

Por:   •  22/4/2015  •  Resenha  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

As vantagens e desvantagens do ensino fundamental de nove anos

O ensino fundamental de nove anos foi implantado pelo MEC com o âmbito de propiciar as crianças uma educação de qualidade, com o objetivo de uma maior convivência no ambiente escolar. Pois a criança ingressará na Pré - escola (educação infantil) no período de três anos até os cinco anos de idade. Há também uma ideia dessa proposta diminuir a repetência e a evasão escolar.

Acredita-se ser uma vantagem alfabetizar crianças de 6 anos de idade. Aprender a ler e escrever são desafios, mas esta fase é favorável ao desenvolvimento cognitivo das crianças que aprendem de forma lúdica, na contação de histórias e acessos aos livros infantis. Introduzir e estimar a criança no mundo social valorizando oportunidade de interação para que ela construa conhecimento. A desvantagem está nas escolas e profissionais despreparados para atuar.

É preciso o professor desprender de métodos antigos e trabalhar atividades corporais, noções espaciais e coordenação motora que são habilidades relevantes para desenvolver a oralidade e posteriormente a escrita. O CNE faz referência á importância de que o profissional da educação infantil atenta as exigências legais para atuar na área: “ A formação de docentes para atuar na Educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura e graduação plena, nos institutos superiores de Educação.

Faz-se necessário elaborar uma nova proposta curricular coerente as especificidades não só de crianças de 6 anos, mas também das crianças de 7,8,9 e 10 anos de idade, que se encontram na infância, que compõem os cinco anos iniciais do ensino fundamental. Consequentemente, espera-se, desse modo, que se estendam aos anos finais dessa etapa de ensino, pois a adolescência é um ciclo de vida que, também está inserido no ensino obrigatório. Dessa forma, o ensino fundamental, precisa ser reavaliado, ressignificado e discutido não somente no que se refere á sua primeira série/ano, mas em sua totalidade e unicidade, de modo que nas práticas educativas nele desenvolvidas sejam sempre considerados tanto o ciclo de vida dos sujeitos atendidos quanto ás especificidades de c

ada série/ano (FERNANDES,2007p68)

A escola o documento esclarece que a maior e melhor aprendizagem não depende do tempo de permanência na escola, mas sim do emprego mais eficaz do tempo. No entanto, a associação de ambos deve contribuir significativamente para os educandos aprendam mais. O tempo precisa fazer todas as mudanças necessárias para atender as crianças de seis anos.

Precisa-se conceber uma nova estrutura de organização dos conteúdos em um ensino fundamental de nove anos, considerando o perfil de seus alunos, precisa-se entender que não se trata de transferir para as crianças de 6 anos as atividades da 1ª série. A escola deverá ter organizada a sua estrutura, seus espaços e tempos , os conteúdos, a metodologia, de modo que venha acolher ás crianças em um ambiente prazeroso em que o direito á brincadeira, aos jogos, a música ,a escrita, aos bens culturais estejam presentes.

A escolarização, nesse período tem como principal objetivo a preparação do aluno para sua inserção no mundo adulto, no mundo do trabalho e no exercício da cidadania. É de suma importância que todo professor desse período de escolarização esteja comprometido com a função social dos conhecimentos trabalhados nessa etapa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com