TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino fundamental de nove anos Vantagens e desvantagens

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa -2 Passo 2

                                    Ensino fundamental de nove anos  

                                               Vantagens e desvantagens

     O ministério da educação (MEC) afirma que a proposta do ensino de nove anos foi criada para assegurar que as crianças passassem mais tempo na escola, e assim proporcionalas uma educação de maior qualidade. Então o ensino de nove anos se tornou uma ampliação de um ano a mais nos anos iniciais do ensino fundamental.

    Podemos afirmar que seria uma vantagem alfabetizar uma criança aos seis anos de idade, pois nesta fase o desenvolvimento cognitivo é muito favorável. Mas o problema não esta na quantidade de anos da criança, mas sim na quantidade delas, e também na qualidade e qualificação dos docentes.

    Podemos então considerar que uma desvantagem é que o ensino fundamental é metodológicos, a organização e o silêncio são essenciais para o aprendizado da criança, ou seja bem diferente da Educação Infantil, onde a criança aprende de uma forma lúdica por meio de fantasias, brincadeiras, jogos, musicas e histórias.

    Então como arriscar colocar uma criança de seis anos no ensino fundamental, contudo essa criança não será obrigada a ler e escrever, mas terá mais atividades e obrigações que não competem com sua faixa etária, sendo assim a criança poderá vir a sentir-se desmotivada e perder a vontade de aprender.

    Com essa mudança será preciso cuidado por parte dos professores, inserindo em suas aulas mais tempo para brincar, cantar, ir ao parque e contar histórias, para que assim melhorem as condições de qualidade e igualdade da educação.

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/textosecr/ensfunnvanos_patio37.pdf acesso em 10/03/2015

http://ensinofundamentaldesafios.blogspot.com.br/2012/06/vantagens-e-desvantagem-do-ensino.html acesso em 10/03/2015

BRANDÃO, Carlos da Fonseca Paschoal, Jaqueline Delgado (organizadores). Ensino fundamental de nove anos: teoria e prática na sala de aula. São Paulo: Avercamp, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com