TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As tecnologias na formação inicial do pedagogo

Por:   •  12/6/2021  •  Resenha  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
DISCIPLINA TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO
PROFESSORA HELENARA MACHADO DE SOUZA
ALUNA BERENICE FALCONI BAPTISTA

RESENHA

 MORAES, Dirce Aparecida Foletto de; GOMES, Joyce; GOUVEIA, Sergio. As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo. Revista Linhas. Florianópolis, v. 16, n. 30, p. 214 – 234, jan./abr. 2015.

O tema abordado no artigo as tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo tiveram como fundamento a análise dos discentes do curso de Pedagogia e como os mesmos sentem-se diante das tecnologias digitais no seu processo de formação, permitindo assim verificar se essa formação contribuiu através do uso delas na atuação de sua prática e saberes no o uso realizado pelos docentes na utilização das mesmas no contexto pedagógico. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizado a metodologia de pesquisa da abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo exploratório-explicativo, onde teve revisão bibliográfica e um questionário que compõem o conjunto de procedimentos investigativos.

Os autores mencionam a importância das tecnologias, exclusivamente ao Curso de Pedagogia citando no decorrer do artigo a Resolução CNE/CP n° 1/2006, de 15 de maio de 2006, que instituiu  Diretrizes Curriculares Nacionais para o referido curso e estabelece, no artigo 5°, inciso VII, que o egresso deve estar apto a “[...] relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas” (BRASIL, 2006, p. 2). Essas diretrizes confirmam a necessidade de adequar uma formação ao licenciado proporcionando ao mesmo a capacidade de entender os significados dessa tecnologia para proceder pedagogicamente em sua docência e investir na formação inicial e continuada do professor que representa o fortalecimento para a educação, pois pela falta de informação adequada, práticas equivocadas e senso comum muitas vezes o docente pode não conseguir desenvolver seu trabalho diante das dificuldades encontradas.

O artigo inicia em seu primeiro subtítulo “as tecnologias digitais no contexto da formação inicial” uma reformulação onde se desenvolva novas formas de ensino para que se garanta efetivamente a aprendizagem dos alunos, lembrando que para isso é necessário que haja uma formação inicial e continuada do professor, incluindo os cursos superiores de licenciaturas que possam preparar os docentes para que no futuro os mesmos possam fazer o uso adequado das tecnologias digitais, para que contribua no desenvolvimento do aluno em suas capacidades cognitivas no processo ensino aprendizagem.

Em relação a esta questão, através de Silva (2002, p. 81) explica que o grande desafio consiste em

 [...] compreender que a chegada dessas tecnologias              permite passar de um modelo que privilegia a lógica da instrução, da transmissão e assimilação da informação para um modelo pedagógico cujo funcionamento se baseia na construção colaborativa de saberes, na abertura aos contextos sociais e culturais, à diversidade dos alunos, aos conhecimentos, experimentações e interesses [...].

Em suma, apesar de que a formação acadêmica é apenas uma etapa nesse processo de formação do sujeito, os futuros professores precisam aprender acerca do uso das tecnologias digitais para que possam guiar seus alunos para analisarem de forma crítica, de modo que não sejam manipulados por elas de forma distorcida, visando situações pedagógicas que possam vir a contribuir na formação dos indivíduos.

Segue o artigo através do percurso metodológico como meio utilizado para que os dados e objetivos propostos sejam alcançados na pesquisa caracterizada como exploratório-explicativa.

Na sequência o artigo traz “o resultado e discussões” em que a pesquisa realizada através de questionário online, e demonstrado através de três quadros distintos, onde no primeiro quadro revelaram que os estudantes se dividem entre os que consideram as tecnologias digitais como muito positiva e os que a avaliam como positiva com algumas restrições. Para o primeiro grupo as tecnologias são consideradas positivas por serem aliadas às tarefas dos docentes. Há os que se referem as tecnologias com restrições mostrando preocupação com o tempo de uso, sendo necessário limite. Outra situação demonstrada por um aluno é a falta de infraestrutura adequada, além disso outro aspecto a ser demonstrado preocupação é pela formação adequada do professor para o manuseio das ferramentas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com