TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação

Por:   •  31/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estácio de Sá[pic 1]

Departamento – Pedagogia

Disciplina: Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação

Docente: Marília Gomes Godinho

Discente: Silvia Graciela Valdez Sales

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA CIDADE DE SALVADOR

Objetivos:

Este estudo tem como objetivo relacionar a rica cultura da cidade de Salvador junto à educação escolar e suas práticas culturais ressaltando o trabalho dos educadores em incorporar a cultura no processo de aprendizagem.

Introdução:

Salvador é considerada a “capital cultural” do país. Sua diversidade cultural deve-se à mistura de etnias e costumes, às manifestações folclóricas antigas e à crença diversificada desses povos gerando um rico sincretismo religioso, musicalidade e festas. Criando um rico patrimônio histórico, humano e cultural.

Inserida neste contexto, neste caldeirão cultural, a educação não acontece apenas nas escolas. A prática educativa não está relacionada somente a livros, professores e alunos, ela também está presente em todos os setores da vida social. E também se presta como veículo e meio de difusão dos ideais, ideologias e costumes.

Procedimentos Metodológicos:

Escolas públicas de Salvador, tanto municipais como estaduais promovem eventos culturais baseados nos costumes locais, espaços de criação e expressão artística voltada para o exercício da cidadania.

Nestas atividades artísticas, oficinas educativas e culturais, apresentam-se mostras de arte, capoeira, teatro, dança e música realizadas pelos alunos e que são apresentadas aos pais e à própria comunidade local.

Um belo e importante exemplo foi realizado pela Escola Municipal Pedro Veloso Gordilho, onde os alunos e a comunidade participaram de uma Feira Regional de Cultura dentro do contexto escolar.

A diretora da escola diz que a unidade de ensino cresceu muito devido ao trabalho realizado e desenvolvido em conjunto com a comunidade, pais e alunos. Segundo ela:

“Hoje temos o segundo maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da rede municipal de Salvador. Isso se dá por conta de um trabalho articulado e que conta com a participação do cidadão consciente dos seus deveres e direitos”.

Foram realizadas exposições de maquetes, pinturas, entre outros, apresentando diferentes aspectos da cultura, riquezas e questões sociais da cidade.

Viu-se um importante processo de aprendizagem e construção do conhecimento onde estiveram envolvidos desde gestores, professores e a comunidade do entorno.

Poderíamos ressaltar ainda os festejos folclóricos como as festas juninas, as danças de quadrilhas que sempre são organizadas nas escolas.

Conclusão:

Portanto, a educação como prática social e cultural se faz essencial para o funcionamento da sociedade como um todo.

“É inevitável que as gerações adultas cuidem de transmitir às gerações mais novas os conhecimentos, experiências, modos de ação que a humanidade foi acumulando em decorrência das relações incessantes entre homem e o meio social e natural” (Libâneo, 2010, p. 73 apud Silva, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com