TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos antropológicos e sociológicos da educação

Por:   •  11/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] 

 

 

CURSO DE PEDAGOGIA

 

 

 

 

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE OS ASPECTOS CULTURAIS EXISTENTES NA COMUNIDADE LOCAL

 

 

 

 

 

JANAINA MALHEIROS DE LIMA

 

 

 

 

 

 

RIO DE JANEIRO-RJ

  1. OBJETIVO

 

Esse trabalho busca estabelecer e relacionar a maneira que a cultura influência na área da educação e nos costume de uma sociedade, mostrar as formas pela qual a cultura se faz presente dentro de uma comunidade local. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. INTRODUÇÃO  

 

Cultura é todo um fruto da criação humana, leis, hábitos, crenças morais, conhecimento adquirido não só pela fámilia, mas pelo convívio social. Para o senso comum, uma pessoa com grande conhecimento em artes ou ciências teria cultura.

Assim, a cultura começa numa sociedade simples, por intermédio da forma de expressão, nas atitudes e no modo de sentir, o seu modo como o indivíduo vive.

“Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes” (CAMARGO, 2019).

A cultura tem uma maior função da satisfação as necessidades dos indivíduos e limitação normativa das necessidades de cada um.

Candau (2003), afirma que cultura é um fenômeno plural, multiforme que não é estático, que está em constante transformação, envolvendo um processo de criar e recriar. É por sua vez um componente ativo na vida do ser humano e manifesta-se nos atos mais corriqueiros da conduta do indivíduo e, não há indivíduo que não possua cultura, pelo contrário cada um é criador e propagador de cultura.

Tratando-se de educação e cultura, dizemos que estão ligadas de forma orgânica. Parti- se de que educar é o mesmo que formar e socializar o indivíduo, invariavelmente essa educação será de alguém para alguém. Quando se educa um indivíduo, você o coloca em contato com alguns elementos culturais para que este indivíduo a incorpore e construa sua identidade pessoal e intelectual a partir desses elementos.

Forquin, 2003, cita em seu texto que [...] a educação escolar não se limita a fazer uma seleção entre os saberes e os materiais culturais disponíveis num dado momento, ela deve também, para torná-los efetivamente assimiláveis às jovens gerações, entregar-se a um imenso trabalho de reorganização, de reestruturação, ou de “transposição didática”[...](p.16 grifo do autor).

  1. ILHA DO GOVERNADOR

A Ilha do Governador é constituida por um conjunto de 14 bairros do município do Rio de Janeiro, sendo o Galeão o mais conhecido por conta  do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, que fica localizado no bairro.

Devido ao seu relevo pouco proeminente e à sua localização dentro da Baía de Guanabara, a Ilha do Governador conta com farta ventilação oceânica, propiciando um clima mais ameno nos dias de verão.

O bairro possui diversas escolas farmácias, lojas de roupas, bancos, bares e apenas um shopping, o Shopping Ilha Plaza, o bairro fica próximo da UFRJ.

 AMBIENTES E TRADIÇÕES

[pic 2] 

Acadêmicos do Dendê

CARNAVAL

A ilha congrega três agremiações de escolas de samba com a Acadêmicos do Dendê no bairro do Tauá, o Boi da Ilha do Governador (suspensa de desfilar desde março de 2017 pelo rebaixamento no Grupo E[13]) com sede no bairro da Freguesia e a principal dentre elas a União da Ilha do Governador do bairro do Cacuia e que participa do Desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro pertencendo ao Grupo Especial, além de diversos blocos que compõem a região nessa época em todos os bairros.                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (318.1 Kb)   docx (260.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com