TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenção a saúde infantil

Por:   •  23/11/2019  •  Seminário  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIGRANDE

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: Atenção à Saúde Infantil

PROFª: Tatiane Gama

ATIVIDADE 2

Jardenia Machado Pinto Vasconcelos

Fortaleza – CE

2019

Alimentação

A amamentação exclusiva por 6 meses traz muitos benefícios para a criança e a mãe. A principal delas é a proteção contra infecções gastrointestinais. O início precoce da amamentação, dentro de 1 hora após o nascimento, protege o recém-nascido de adquirir infecções e reduz a mortalidade do recém-nascido. O risco de mortalidade por diarréia e outras infecções pode aumentar em bebês que são parcialmente amamentados ou que não são amamentados.

O leite materno também é uma fonte importante de energia e nutrientes em crianças de 6 a 23 meses. Ele pode fornecer metade ou mais das necessidades de energia de uma criança entre 6 e 12 meses e um terço das necessidades de energia entre 12 e 24 meses. O leite materno também é uma fonte crítica de energia e nutrientes durante a doença e reduz a mortalidade entre as crianças desnutridas.

Durações mais longas da amamentação também contribuem para a saúde e o bem-estar das mães: reduz o risco de câncer de ovário e mama. Mães e famílias precisam de apoio para que seus filhos sejam amamentados de maneira ideal.

Alimentar um recém-nascido é um compromisso ininterrupto. Também é uma oportunidade de começar a formar um vínculo com o mais novo membro de sua família. Considere estas dicas para alimentar um recém-nascido.

O leite materno é o alimento ideal para bebês, claro que existe algumas exceções.

Alimentação complementar

Por volta dos 6 meses de idade, a necessidade de energia e nutrientes de uma criança começa a exceder o que é fornecido pelo leite materno, e alimentos complementares são necessários para atender a essas necessidades. Uma criança dessa idade também está pronta para o desenvolvimento para outros alimentos. Se os alimentos complementares não forem introduzidos por volta dos 6 meses de idade, ou se forem dados de forma inadequada.

Higiene do recém-nascido

Os cuidados com a higiene do recém-nascido, incluem banho, cuidados com a pele e troca de fraldas, esses são fatores importantes para a saúde e o conforto do bebê.

Os bebês recém-nascidos devem ser banhados apenas uma a duas vezes por semana. Dar mais banho no bebê pode secar a pele dele.

A pele de um recém-nascido é macia e delicada. Os cuidados com a pele e o banho adequados podem ajudar a manter a saúde e a textura da pele do bebê, proporcionando uma experiência agradável.

Os banhos podem ser administrados a qualquer hora do dia. Tomar banho antes de uma mamada geralmente funciona bem. Muitos pais preferem dar banho no bebê à noite, como parte do ritual de dormir. Isso funciona bem, especialmente se a hora do banho for relaxante e relaxante para o bebê.

O banho

As recomendações que recebi da pediatra da minha filha, foi que o bebê não pode ficar completamente submerso na água do banho até 48 horas após a queda do cordão umbilical. Durante esses dois dias em que não se pode dar banho no bebê, sua higiene diária deve ser feita com uma esponja embebida em água morna, limpando todo o corpo, exceto a área do cordão umbilical. O bebê pode começar a tomar banho no momento em que o cordão umbilical cai e cicatriza.

As principais instruções para esse primeiro banheiro são:

Sabonete apropridado

Água: deve estar à temperatura corporal de cerca de 37 ° C.

Como secar o bebê: após o banho, o recém-nascido deve ser delicadamente seco, com toques, deixando as dobras, o fundo e entre os dedos secos. Desta forma, irritações e infecções são evitadas. Os recém-nascidos nascem cobertos por uma camada gordurosa que os protege: a vernix caseosa. Normalmente, durante os primeiros dias, há restos dela, eles desaparecem sozinhos, são absorvidos pela pele com o passar dos dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com