TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 4: Análise de Materiais Didáticos

Por:   •  25/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

atividade 4: Análise de Materiais Didáticos

Roteiro Para Análise de Materiais Didático

Os conteúdos trabalhados pela professora regente são bem atrativos e lúdicos, visto que na Educação Infantil o brincar para aprender é fundamental. Os recursos são de suma importância para uma aula dinâmica, atrativa e prazerosa, neste modo são usados cartazes, gravuras, ilustrações e livros para chamar a atenção e concentração dos alunos.

Os recursos são usados com frequência, pois produzem melhores resultados, principalmente em relação à percepção visual, pois nessa idade as crianças associam a imagem ao imaginário, despertando a curiosidade e fazendo assim uma associação melhor do conteúdo.

Percebe-se uma diferença em relação à aprendizagem quando trazemos uma aula lúdica, tanto para uma aprendizagem mais significativa quanto para os alunos com mais dificuldades.

A professora tem como base para as aulas o apoio do BNCC que diz: Na primeira etapa da educação básica, e de acordo com os eixos estruturantes da educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver: Conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. Tendo este conhecimento a professora regente faz uso dos recursos como sala de vídeos, o espaço aberto da escola, quadra de esposte para melhor esplorar as atividades lúdicas, usando também materiais reciclavél como objetos que possam emitir sons para trabalhar (traços, sons, cores e formas), como por exemplo tambores feito de latas, chocalhos com garrafas pet, sobras de canduites para servir de assopros, tampinhas de garrafas trabalhando cores, recorte de papel para trabalhar traços, e muitos outros recursos. Atentando aos recursos específicos para a participação dos alunos com necessidades educativas especiais, para que eles não se sintam excluídos dos amigos, isso é inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com