TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Multidisciplinar

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Contextualização e apresentação do lúdico e da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem humana;

O brincar é um dos principais modos da criança se expressar a sua infância, e uma das atividades mais importantes para a criança cresça desenvolvendo os aspectos sociais, culturais e emocionais.

O lúdico tem o papel importante na construção do individuo na fase infantil, porque leva a criança a ter percepção dela mesma, desenvolve a criatividade e a imaginação, no lúdico a criança aprende com representações e personagens das histórias se imaginando sendo um dos personagens criando referencias e trabalhando na sua auto-estima.

É por meio do lúdico que a crianças se satisfaz, e explora o mundo ao seu redor, é importante proporcionar as crianças atividades lúdicas que promovam e estimulem seu desenvolvimento global, considerando os aspectos da linguagem, cognitivo, afetivo e motor. Por esse modo o lúdico pode contribuir muito para o desenvolvimento do ser humano, auxiliando na aprendizagem e facilitando o processo de socialização e construção do pensamento.

Análise das possíveis dificuldades que o contexto escolar enfrenta ao trabalhar com a atividade lúdica e a brincadeira;

No contexto escolar ainda encontramos muitas dificuldades ao trabalhar com as brincadeiras e ludicidade, um exemplo é a barreira de resistência dos pais, eles preferem modos tradicionais de aprendizagem, menosprezando as atividades lúdicas por não saber o quanto elas contribuem para o desenvolvimento e aprendizado das crianças. Quando a brincadeira não é ministrada corretamente por um adulto elas podem perder a sua função pedagógica, por isso é extremamente necessário um planejamento prévio e a participação do professor para conduzir e estimular a criança, para que se alcance o objetivo desejado.

Reflexão sobre a importância do lúdico e da brincadeira no contexto escolar;

A brincadeira é uma atividade espontânea e natural da criança, tem como beneficio o prazer de brincar, despertando emoções e sensações de bem estar, pode libertar a criança de angustias e funciona também como um escape para as emoções negativas, ajudando a criança a lidar com alguns sentimentos que fazem parte da sua vida cotidiana, brincando a criança pode lidar com o mundo e experimenta sentimentos como do amor e do medo. Os educadores de modo geral, sentem certa dificuldade para transmitir muitos conhecimentos, que poderiam ser mais facilmente transmitidos se os mesmo usassem brincadeiras lúdicas para este fim, e não usar o momento brincar só por brincar, mais sim como brincar para aprender e sempre com um bom planejamento pedagógico, o lúdico na Educação infantil deve dar ao professor a oportunidade de compreender os significados e a importância das brincadeiras como um modo de educar, e que para o professor tenha a consciência das vantagens de se educar brincando.

Considerações Finais;

Com a elaboração do tema proposto podemos notar a importância da ludicidade, ela é algo estimulante para a criança, é através dela que a criança terá contato com sons, personagens, brinquedos e um mundo colorido do faz de conta, onde ela desenvolverá sentidos.

Podemos constatar que o jogo, o brinquedo e a brincadeira são mediadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com