TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Disciplina de Didática

Por:   •  17/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício dialógico 1 – Planejamento: Aula expositiva ou palestra

  • Concepções pedagógicas de Herbart:

“No princípio da existência, o espírito é desprovido de toda faculdade. A máquina espiritual passa a ser composta pelas representações, formadas pelas percepções e ideias que vêm do exterior” ...

“...A melhor maneira de promover a formação moral e intelectual do educando é despertar seu interesse múltiplo, quer dizer, ampliar o horizonte mental à maior quantidade possível de ideias e sugestões...”

  • Para mim, no contexto pedagógico estes princípios são de grande importância, pois para a faixa etária (pré-adolescentes) em que o planejamento desta aula será feito é interessante que existam representações que vão ajudar os estudantes a assimilarem o conteúdo mais facilmente. E através de uma dinâmica diferenciada de aula expositiva, o interesse dos estudantes será despertado de maneira que eles possam participar mais ativamente de futuras aulas e atividades.

  • Aula expositiva:

  1. Tema: Ciências: Planetas do sistema solar.
  2. Grupo de trabalho: Pré-adolescentes que estão cursando o 6° ano do ensino fundamental II em alguma escola da rede pública; Faixa etária de idade: 11 anos;
  3. Objetivos: Geral – Fazer com que os estudantes aprendam mais sobre os planetas do sistema solar; Específico - Despertar o interesse dos estudantes para um futuro aprofundamento no tema “planetas do sistema solar”.
  4. Cenário:  Estes estudantes estão adentrando em uma nova fase escolar que é o ensino fundamental II, provavelmente em uma nova escola/ambiente, por isso seria necessário trabalhar de uma maneira diferente com os mesmos.
  5. O tempo necessário seria de no máximo 1 hora, pois nessa fase dificilmente após 1 hora de aula os estudantes estarão com a atenção voltada para o que está sendo ensinado.
  6. Recursos didáticos: Maquete demonstrando os planetas no sistema solar; cartolinas mostrando cada planeta separadamente; Livro didático de ciências do 6° ano do ensino fundamental;
  7. Desenvolvimento da aula: Com o uso de uma maquete e cartolinas confeccionadas por mim anteriormente a aula, seria feita a apresentação rápida aos estudantes do que será abordado durante a aula. Ao iniciar as explicações iria utilizando a maquete, os desenhos na cartolina e o livro didático para que os alunos pudessem assimilar o conteúdo de uma maneira mais fácil e para poderem comparar visualmente as características de cada planeta abordado em aula.
  8. Avaliação da aula: (Acreditando que se trate de uma avaliação sobre a aula direcionada aos estudantes), desenvolveria uma proposta de pedir que em grupos os alunos façam, dentro de sala, uma maquete representando um planeta de sua preferência, destacando suas características físicas que foram apresentadas anteriormente por mim.
  9. Referências: CARNEVALLE, Maíra Rosa (editora responsável), Jornadas.cie: ciências, 6º ano. – 1. ed. – São Paulo: Saraiva, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com