TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Educação Ambiental

Por:   •  25/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade – Educação Ambiental – 7° Período de Pedagogia.

Acadêmica: Lenice B Lima

Desenvolva um texto crítico, usando como base os seguintes questionamentos:

1. Conforme seu entendimento, como a humanidade tem utilizado os recursos naturais?

2. Qual as influencia que a obsolescência programada e obsolescência perceptiva têm na sociedade?

3. O vídeo fala em políticas para transformar o sistema de produção linear em um sistema que não desperdice recursos ou pessoas. Conforme seu conhecimento, discorra sobre relação entre Meio Ambiente, Sociedade e Consumo.

1 – Os recursos naturais são elementos essenciais a existência do ser humano e a manutenção  da vida. Nós, diariamente buscamos satisfazer nossas necessidades e para isso recorremos ao meio ambiente e as que ele nos fornece. Contudo, ao longo dos anos, os recursos naturais passaram a ser explorados e utilizados de maneira irracional e sem o cuidado necessário para a manutenção deles. Entretanto, atualmente, há uma grande preocupação da parte da sociedade, governantes e da comunidade cientifica a respeito da preservação dos recursos naturais. É necessário buscar uma forma de suprir as necessidades promover o desenvolvimento das sociedades de forma sustentável.

2 – Obsolescência programada, é algo planejada é quando um produto lançado se torna inutilizável  ou seja mercadorias que rapidamente são descartadas para estimular o consumidor a comprar novamente. A obsolescência  perceptiva  é um produto que funciona perfeitamente mas passa a ser considerada obsoleto devido o surgimento de uma nova versão com estilos diferentes. Ou seja, nos consumidores somos escravos do consumismo.

3 – Cada vez mais  se produz e mais se consome, estando a sociedade moderna condenada a um grande ciclo vicioso, onde se deve consumir para produzir e produzir cada vez mais para se consumir. Cada vez mais os produtos ganham menor tempo de vida, e quando quebram são extremamente difíceis  de concertar,  afim de cada mais impulsionar o consumo e a produção, pois sempre sairá mais barato é pratico comprar um produto novo, do que conservar ou arrumar o produto antigo. A natureza é extremamente frágil em relação a interação humana, pois o homem sempre busca e sempre buscara meios de satisfazer suas vontades. Pois o consumo passou a ser um habito a fim de satisfazer suas vontades. A sociedade deve procurar maneiras de si desenvolver de forma sustentável, a fim de garantir seu progresso sem prejudicar o meio ambiente e comprometer seu futuro. Desta forma hoje o mundo vive em uma devastadora luta onde de um lado esta a natureza e o meio ambiente, enquanto do outro lado esta o desenvolvimento e o consumismo, onde nesta cruel batalha que sempre será perdendo e a natureza, uma vez que quem dita às regras para protege – La e a própria sociedade consumista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com