TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva II

Por:   •  16/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Rosenilda Pires de Almeida

RGM: 18878873

Tutora: Quezia Cavalcante

Disciplina: Prática de Ensino em Educação Infantil

Título: Unidade I – A prática de ensino e o estágio curricular supervisionado

A prática de ensino é um momento que nos leva a refletir sobre a importância da teoria e também da prática, pois é na sala de aula que o futuro professor tem o contato direto com a realidade de seu trabalho. Portanto essa interação entre conceitos/conhecimento e execução, é de vital relevância para a sedimentação, e consequentemente de uma melhor absorção de todo o processo vivenciado ao longo da jornada acadêmica, e é o que doutrinalmente entendemos por práxis pedagógica docente.

Durante o estagio é importante que o estagiário tenha não só um olhar de observação do trabalho que está sendo desenvolvido pelo professor, mas também que busque analisar de forma crítica tudo o que está acompanhando.  Apesar da educação infantil ser uma vida escolar inicial e, portanto, um período de muitas brincadeiras e socialização, não se pode esquecer que esta também é uma fase de aprendizagem cognitiva, afetiva e social que contribuirá de maneira significativa todo desenvolvimento escolar da criança.

O educar e o cuidar são um binômio intrínseco a todo esse processo, e como tal constituem a base educacional de todas as instituições pautadas na LDB e no RCNEI. Enquanto o educar está voltado a situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens o cuidar cria um ambiente confortável as necessidades humanas básicas como sede, fome, higiene, sono, segurança física e mental.  Aliados, os dois tratam a criança em evolução como um ser histórico/social e cidadão passível de direitos.

Muitas vezes durante a realização do estágio, o aluno vai se deparar com professores acomodados, engessados por velhas práticas escolares, e que já não buscam em seu cotidiano refletir de forma crítica sobre as suas ações e objetivos, porém deve-se ressaltar que este momento é o ideal para formação da postura e identidade do futuro professor, pois carregamos traços de toda a vivência escolar, professores bons e ruins, situações, dificuldades, modos de aprendizagem que comporão a nossa própria práxis docente. Enxergar a criança como um ser pleno de potencialidades e pronto para ser desenvolvido é fundamental para aplicação equilibrada do cuidar e educar, que devem sempre ser trabalhados juntos para a formação desses nossos novos autores sociais.

Bibliografia

NASCIMENTO, Profa. Dra. Julia de Cassia Pereira do. Prática de Ensino em Educação Infantil. São Paulo: Cruzeiro do Sul Virtual, S/D. (Material Didático da Disciplina: Pdf e videoaula).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com