TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva Musical II

Por:   •  7/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 3

Nome:

RGM:

Atividades Reflexivas – Unidade II, Música.

O Texto da unidade II, destaca três importantes temas para educação infantil, optei pela introdução musical, pois é uma ferramenta de suma importância no processo de desenvolvimento: Cognitivo, linguístico,psicomotor, afetivo e social da criança. A música é formada por três elementos: Melodia, ritmo e harmonia, que são essências nessa fase educacional.

Segundo o referencial curricular nacional da educação infantil:

O trabalho com música deve considerar, portanto que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentam necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto estima e do auto conhecimento, além de poderoso meio de cão social. (BRASIL, 1998, p.49).

O educador ao trabalhar com musicalização estimula na criança a sua sensibilidade, imaginação, a atenção e concentração, proporcionando no educando sua capacidade de memorização. E como foi citado anteriormente no referencial, esses estímulos começam  desde muito cedo. Através da música, as atividades didáticas se tornam bem mais produtivas e benéficas para o desenvolvimento integral da criança.

A canção a ser utilizada na atividade, será:

O Patinho Colorido

O patinho amarelinho  

Resolveu mudar de cor

Usou tinta colorida

E azul ele ficou

viva o patinho azul (refrão 4x)

O patinho azulzinho

Resolveu mudar de cor

Usou tinta colorida

E vermelho ele ficou

           Viva o patinho vermelho (refrão 4x)

                    O patinho vermelhinho

Resolveu mudar de cor

Usou tinta colorida

E verdinho ele ficou

Viva o patinho verdinho (refrão 4x)

O patinho era verde

Resolveu mudar de cor

Usou tinta colorida

E amarelo ele ficou

       Viva o patinho amarelinho (refrão  4x)

Autor: Paulo Santoro ( bento e totó)

                     Escolhi essa canção por ser de fácil entonação, memorização e por tratar-se de crianças na faixa etária de 3 à 4 anos que cursam o maternal II

Dinâmica: trabalhando as cores ao som da melodia. fazer uma roda em sala de aula, onde cada aluno irá usar uma máscara de patinho com as cores na canção. Quando tocar a música, cada criança com a respectiva cor mencionada irá dançar no centro da roda. Depois formar grupos com 4 figuras geométricas ( 1 triângulo, 1 círculo e 2 quadrados) , cada figura irá conter uma cor da letra da música. Na hora da canção a criança irá em direção a figura da cor cantada e dançará em cima da mesma.

Materiais utilizados:

Eva, elástico e cartolina nas cores: Amarelo, azul, vermelho e verde.

Objetivo: Trabalhar a familiarização das cores, memorização, coordenação motora, noção de espaço e socialização. Dessa forma estou utilizando também alguns dos principais eixos da educação infantil: a música, a linguagem oral, matemática e artes.

Em suma: Uma atividade produtiva, divertida, educativa, estimulante para o raciocínio e concentração. Tendo a música um papel indispensável no desenvolvimento integral da educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com