TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Aprofundamento- Quem são os analfabetos

Por:   •  7/9/2016  •  Artigo  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

Os analfabetos são aqueles que ficam podados de participar de sua comunidade utilizando a leitura e a escrita e mais, são pessoas impossibilitadas de participar do “desenvolvimento econômico” do país. O analfabetismo é um dos maiores problemas dos países subdesenvolvidos, realidade causada por educação arcaica, que não tem inovações e que levam os estudantes a se afastarem da escola por falta de motivação, eles não acreditam que são capazes de vencer. O medo os domina, pois repetências anteriores, humilhações diante dos colegas inibem o indivíduo. “Ser analfabeto, não significa ser incapaz.” Muitos desses, tentam na Educação Inclusiva, recuperar o tempo perdido passando pelo resgate da dívida social, marcando na sua imaginação, a volta à escola fazendo agora o que não foi feito na sua época de infância; resgatando uma satisfação pessoal tendo como objetivo, seu crescimento e a inserção na sociedade. Os números mostram que programas de inclusão social no Brasil têm conseguido manter crianças pequenas na escola, mas não atrai a população jovem e adulta de volta às aulas ou de quem foi alfabetizado; poucos ficam na sala de aula e concluem o ensino fundamental. Com essa trajetória, quem chega ao ensino superior em idade universitária (18 a 24 anos) é uma minoria.

O Brasil, há um ano, contava com 12,9 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais e com a maior taxa de analfabetismo entre adultos. A região Nordeste é a região mais analfabeta do país, um em cada quatro homens com mais de 25 anos é analfabeto; quase 25% da população economicamente ativa masculina da região não sabe escrever um bilhete, não consegue pegar um ônibus sozinho e nem pode ler a receita prescrita pelo médico.

O analfabetismo estabelece relação direta com as questões que envolvem desigualdades, principalmente sociais e também, gênero e raça. É preciso considerar um olhar sobre a qualidade da educação, e são diversos os desafios das condições de escolaridade, que demonstram a distância entre brancos e negros já que o acesso ao ensino com qualidade também é mais restrito a esse último; e infelizmente no nosso país, pobreza tem cor e cor é sinal de pobreza.

Existe uma forte associação entre cor/raça/sexo e status e é o sexo, que apresenta menor diferencial nas taxas de analfabetismo.

Nesse contexto, boa parte da população não consegue nem terminar a escola, e vamos continuar precisando importar profissionais altamente especializados, como médicos e engenheiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com