TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Lúdicas Sobre O Livro Infantil A Arca De Noé De Ruth Rocha

Por:   •  16/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES LUDICAS SOBRE O LIVRO INFANTIL A ARCA DE NOÉ DE RUTH ROCHA

O tema ludicidade na educação infantil com ênfase no conto de histórias e narrativas é um tema relevante, pois podemos observar que está ligado essencialmente ao imaginário. A importância se dá devido sua relação existente entre o lúdico e a construção do conhecimento e a influência na organização do trabalho pedagógico. Deve se ressaltar que a ludicidade também deve ser uma proposta metodológica a ser trabalhada para favorecer a oralidade e a expressão corporal através do momento lúdico. O trabalho lúdico com contos clássicos ou literaturas diversificadas torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos, além de ser um recurso rico e viável para ser trabalhado na educação infantil. A iniciativa é fazer com que durante as brincadeiras, as crianças adquiram a iniciativa e autoconfiança, quando lhes é permitido ter autonomia e liberdade. É muito importante aprender com alegria, pois enquanto se divertem, as crianças se conhecem e aprendem a descobrir o mundo. É na fase do 0 aos 6 anos, chamada de primeira infância, que as crianças passam a perceber o mundo e despertam uma curiosidade nata e investigativa, sempre questionando e querendo saber o porquê das coisas. Com isso, a criança constrói sua própria identidade, baseada na exploração do meio em que vive, na construção dos relacionamentos interpessoais, na obtenção do conhecimento e valores a ela ensinado se nas brincadeiras, que são a forma mais produtiva de adquirirem conhecimento e se relacionarem com outros. O imaginário é parte inseparável da existência humana, em todos os momentos. é preciso, fazer do aluno um ser participativo, elevando-o à condição de agente de mudança nesse mundo ainda extremamente conservador, no qual ele habita, mas não atua.

As atividades com o livro infantil de Ruth Rocha têm como objetivo: A leitura   e interpretação de textos, listando, no quadro, com a ajuda dos alunos os possíveis animais que poderiam ter entrado na arca. Aproveitando a lista de animais trabalhar com os seus respectivos pares (masculinos e femininos). Desenvolver a atenção, a imaginação, o raciocínio logico e a coordenação motora; perceber a importância de respeitar o próximo e a natureza; aprimorar a expressão verbal e corporal. Interagir com diversos tipos de texto de forma lúdica, dinâmica e reflexiva. Estimular a sensibilidade e criatividade. Despertar o gosto e o prazer pela leitura.

Para início das atividades o professor irá fazer a leitura do livro infantil A Arca de Noé de Ruth Rocha, em seguida fazer uma   roda de conversa sobre a leitura de livro fazendo uma interpretação da história lida. “Quais animais vocês gostam? Se pudesse salvar alguns animais de uma destruição, que animais seriam esses? Vocês salvariam a pulga, o carrapato, a aranha, o leão etc? Por que?”.

ATIVIDADE 1

 Dobradura da arca. Material: papel colorido sulfite, cola tesoura, lápis de cor ou gizão, folha impressa com desenho dos animais. Como fazer: Fazer a dobradura da arca seguindo o passo a passo que o professor irá explicar, em seguida fazer a pintura e colagem dos possíveis animais que entraram na arca, sendo esses já impressos pelo professor, observando os respectivos pares e quais são masculinos e femininos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (599.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com