TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I

Por:   •  8/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.300 Palavras (10 Páginas)  •  2.229 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

                           

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.....................................1

Cronograma do Estágio Supervisionado.......................2

Introdução.........................................................................3

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Ensino Fundamental I

1 – Observação e Interação na Escola..............................4

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola....................................................5

3 – Plano de Aula...............................................................6

4 – Regência......................................................................7

Considerações Finais......................................................8

Referências Bibliográficas..............................................9

BELO HORIZONTE – MINAS GERAIS

2014

Identificação do aluno/estagiário

Nome do Estagiário: Rosangela Soares Ribeiro Guimarães

RA: 3333548461

Curso: Pedagogia EAD

Semestre: 2014/2°

Ano: 7º

Início do estágio: 29 /09 /2014

Término do Estágio: 31/10/2014.

Identificação da escola concedente do estágio

Nome da Escola: Escola Municipal Honorina de Barros.

Endereço: Praça professor Correa Neto sem numero

Bairro  :São Cristovão

Belo Horizonte, Minas Gerais.

Telefone: 32276020

Cronograma do Estágio Supervisionado

Cronograma do Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental I

ATIVIDADE

DESCRIÇÃO

CARGA HORÁRIA

DATA DA REALIZAÇÃO

Manual do Estágio

Atividade realizada para ter um melhor entendimento sobre as atividades propostas ao decorrer do estágio.

20h

29-09-2014

      a

03-10-2014

Auto Estudo

Atividades realizadas para a complementação teórica do relatório de estágio, tais como leituras complementares, pesquisa em PLT, pesquisa online, entre outras.

20h

06-10-2014

       a    

10-10-2014

Visita, observação e interação na escola

Realização da visita a escola, solicitação da autorização para realizar o estágio e participação na programação da escola, por meio da observação, sugestão e execução de atividades na escola e na sala de aula.

10h

13-10-2014

      a  

14-10-2014

Início do estágio: 29 /09 /2014

Término do Estágio: 31/10/2014.

Plano de Aula

Elaboração de um plano de aula, realizado através das orientações do professor regente, do professor tutor presencial e professor tutor a distância.

10h

15-10-2014

    a

16-10-2014

Regência

Execução das atividades propostas no plano de aula em sala de aula, sob a orientação do professor regente.

20h

17-10-2014

        a

23-10-2014

2014 Relatório Técnico-Científico

Elaboração do relatório do Estágio Supervisionado Educação Infantil.

20h

24-10-2014

     a

30-10-2014

Documentação

Atividade realizada para o Início do estágio: 29 /09 /2014

Término do Estágio: 31/10/2014.

5h

31-10-2014

TOTAL EM HORAS: 100 h

  Introdução


Relatório de investigação apresentado à disciplina Estágio Supervisionado de Educação Infantil.
A execução do estágio se deu na Escola Municipal Honorina de Barros, situada na Praça Professor Correa Neto ,sem numero,bairro São Cristóvão,Belo Horizonte.

A atividade de estágio foi executada em 25 dias, sendo em uma semana,fiz a entrega de meus documentos,conhecia a área da escola que por sinal de boa estrutura,com fácil acesso,conheci o corpo docente,as diretoras ,os professores e professoras,o pessoal da cantina e os serviçais,no entanto em dois dia fui apresentada a escola,me interagi com alguns alunos.

Neste estágio a atuação dos professores nas séries do primeiro e segundo ciclo do Ensino Fundamental, o aluno necessita de um professor bem informado e preparado para trabalhar conteúdos e dar conta das exigências de uma educação moderna e atualizada, em um mundo globalizado, que desperte o interesse e a vontade da criança apropriar-se de novos conhecimentos e experiências positivas, a alegria da convivência e descobertas de saberes, valores e lições de cidadania que a acompanharão pela vida, tornando-a cidadã instruída, consciente de seus direitos e de seus deveres. Que saiba conviver e respeitar a diversidade, a natureza e faça pleno uso dos meios de informação e tecnologias disponíveis.
Tem-se em consideração que no ensino fundamental o processo de ensino-aprendizagem deve se dá de maneira diferenciada, respeitando as fases de desenvolvimento em que as crianças se encontram, assim, há necessidade de versar uma prática educativa que apresente recursos atrativos às crianças, uma vez que estes elementos são inerentes ao “mundo” da criança
Assim, considera-se importante abordar algumas contribuições de Piaget, no que toca à questão da interação da criança com o ambiente, tendo em vista que é essa interação que faz com que se construam as estruturas mentais da criança, que por sua vez tende a adquirir maneiras de fazê-las funcionar. O eixo central nesse ponto, portanto, é a interação organismo-meio, de modo que essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções essas exercidas pelo organismo ao longo da vida. 
Piaget elabora uma teoria do conhecimento e desenvolve muitas investigações cujos resultados são utilizados por psicólogos e pedagogos, e reside nesse foco, de resultados e contribuições, que este estudo está voltado. 
Assim, falar sobre essas teorias de Piaget implica em colher os resultados de seus estudos como contribuição para formação de homens "criativos, inventivos e descobridores", uma vez que segundo ele o homem é resultado de um processo de desenvolvimento que inicia na infância, e de tal processo devem resultar pessoas críticas e ativas, as quais necessitam viver em busca constante da construção de conhecimento e da autonomia. 
         Segundo Piaget
“A inteligência é uma adaptação. Para aprendermos as suas relações com a vida, em geral, é preciso, pois definir que relações com a vida, em geral, é preciso, pois redefinir que relações existem entre o organismo e o meio ambiente. Com efeito, a vida é uma criação contínua de formas cada vez mais complexas e o estabelecimento de um equilíbrio progressivo entre essas formas e o meio...”
O lúdico aplicado à prática pedagógica não apenas contribui para a aprendizagem da criança, como possibilita ao educador tornar suas aulas mais dinâmicas e prazerosas.
Segundo o Projeto Político Pedagógico, é uma escola identificada com o processo de construção de uma sociedade mais justa. Como um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. Uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos.

A escola possui atualmente, aproximadamente300 alunos, matriculados nos três turnos de funcionamento, 12 professores,  funcionários administrativos, englobando secretários, auxiliares e monitor, e 07 funcionários de manutenção e limpeza (merendeiras e serventes).


3.2. Relatos de Investigação.

3.2.1 Investigação executada na 1° turma.
Fiquei em uma sala,onde a referida turma possui um total de 25 alunos, sendo 1 especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com