TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps compemtencias profissionais

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FABIANA DE SOUZA VIANA 9978023858

MAYARA REIS DOS PASSOS 7978734613

NATÁLLIA C. AMARAL DA SILVA 7534609840

SUZANA B. DA SILVA MEDEIROS 7247588598

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

TAGUATINGA – DF

17 DE NOVEMBRO DE 2015 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FABIANA DE SOUZA VIANA 9978023858

MAYARA REIS DOS PASSOS 7978734613

NATÁLLIA C. AMARAL DA SILVA 7534609840

SUZANA B. DA SILVA MEDEIROS 7247588598

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Competências Profissionais – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da tutora: presencial: Especialista ADRIANA DE SOUZA MORAES RODRIGUES.

TAGUATINGA - DF

17 DE NOVEMBRO DE 2015

A importância do elemento lúdico no processo de ensino aprendizagem

Brincar... Palavra favorita das crianças... Quando se está na Educação Básica, a hora mais prazerosa da aula, o momento mais esperado com certeza é a “Hora do recreio”, quando soa o toque do sinal a criançada sai correndo , pulando, rindo e já começa a diversão! Pique-pega, pular elástico, amarelinha, pique esconde, bandeirinha... É uma infinidade de brincadeiras que fazem parte das lembranças gostosas que temos de nossa infância! Pois é, o tempo vai passando, e nós como futuros educadores, utópicos ainda, ficamos a nos questionar porque não podemos colocar mais alegria, diversão no processo de educar, de forma inovadora, levando o saber através de jogos e brincadeiras. E seria assim, através de jogos e brincadeiras que o saber chegaria ao aluno naturalmente, sem ser visto como algo forma e chato. Seria o aprender através de esquemas, dessa forma produzindo uma realidade diferente do cotidiano. O ensinar lúdico compreende na maioria das vezes o coletivo, o brincar em grupo, e vai à contra mão de uma das características mais marcantes da sociedade atual, que se faz presente elo brincar solitário, através de vídeo games, computadores tablets, etc.

O papel do professor dentro desse processo lúdico é antes de tudo de criar a situação, o jogo, incentivar, propor regras, aumentar a dificuldade e acima de tudo ser o principal incentivador. Cabe ao professor aproveitar o beneficio do lúdico tão bem aceito nas séries iniciais e estimular o aprendizado dotando-se desses recursos.

Definir o jogo adequado para cada turma, propício a idade, se é o indicado para aquela idade, incentivar, popularizar, e a partir dai levar o saber brincando, algo que ficará como base para toda vida, não só estudantil, mas em todos os aspectos.

O jogo é um grande facilitador do aprendizado e deve ser utilizado com constância dentro de sala de aula é deve ser usado com mais frequência dentro de sala de aula. Neste contexto de descrição do lúdico, criaremos uma situação hipotética de uma Escola de Educação Infantil ”X“ , que possui uma turma de 3º ano da Educação Básica , com mais de 40%da turma com dificuldades em Português, tanto na interpretação de texto, como leitura, escrita e normativa. . Como era menos da metade dos alunos que enfrentavam essa dificuldade, a docente resolveu desenvolver um Projeto de Nivelamento escolar, em horário contrário ao horário de aula. Não seriam aulas de reforço, por assim dizer e nem um momento de realizar tarefas escolares, mas sim aulas que se utilizassem mais do lúdico, através de jogos, gibis, brincadeiras em grupo, duplas, individuais. Este momento, como dito anteriormente, não aconteceria dentro da sala de aula, mas em outro espaço previamente organizado.

Usar historinhas em quadrinhos para estimular a leitura, por exemplo, fazendo perguntas que o aluno deverá responder depois que ler a história, pedir que ele procure palavras com determinada letra, são algumas das formas que o docente pode dispor para enriquecer seu trabalho usando o lúdico como pano de fundo.

Fazer “bingos” de palavras, como por exemplo, sortear a figura e a criança deverá achar a palavra correspondente em sua cartela.

Projeto de Ensino Aprendizagem

Nivelamento “Vamos aprender brincando!” pretende alcançar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental que tem tido dificuldades em ler, escrever , interpretar mesmo os pequenos textos , através de jogos, brincadeiras, gibis, etc.

É de suma importância que o docente já tenha identificado alunos que estejam com dificuldades de assimilar a matéria de Língua Portuguesa, e dessa forma propor atividades extracurriculares que venham a ajudar essa criança a resolver seus problemas antes que se tornem dificuldades maiores que crescerão tal qual uma bola de neve; sanando esses pontos, com certeza essas crianças irão subir de série tendo uma base melhor.

As brincadeiras lúdicas selecionadas para este projeto deverão ser criativas, inovadoras, ter o poder de prender a atenção , despertar a curiosidade, estimular a buscarem mais, ou seja, aprender brincando!

Quando uma criança tem algum tio de dificuldade em assimilar determinados conteúdos é de vital importância que seja acompanhada mais de perto, e assim pontuar e trabalhar em cima das dificuldades. Dessa forma, à medida que a criança aprende e vai evoluindo, recupera sua autoestima, se sente mais motivada a participar das aulas, porque conseguirá acompanhar o ritmo da turma. O objetivo é que essas crianças com dificuldades participem deste nivelamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com