TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps competencias profissionais

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

          CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

         CURSO DE PEDAGOGIA

6º SEMESTRE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

                                  CLEIDE RITA CARNEIRO DA SILVA     RA: 438270

                                  MARIA DAS DORES G. PASSOS              RA: 432495

                                  LORENA DE MOURA SUDRÉ                  RA: 425694

                                 

 LUZIÂNIA-GO

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

          CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

         CURSO DE PEDAGOGIA

6º SEMESTRE

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) apresentadas como requisito para aprovação da disciplina “Competências Profissionais”, sob orientação do professor-tutor à distância Maria Madalena Machado Nunes.

 LUZIÂNIA-GO

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        02

1. ESCOLA MUNICIPAL X        03

1.1.A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem        03

1.2. O papel do professor na prática pedagógica        03

1.3. A importância da gestão das classes vistas à aprendizagem        04

1.4. O uso de jogos e brinquedos na construção da aprendizagem        05

2. PROJETO DE ENSINO PARA LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO LÚDICA.        05

2.1. Projeto de Ensino aprendizagem        05

2.2. Justificativa        06

3. OBJETIVOS        06

3.1 Conteúdos de ensino        06

4.  PROCEDIMENTOS DE ENSINO        06

4.1.  Recursos de Ensino        07

4.2. Avaliação        07

4.3. Recursos Materiais        07

CONSIDERAÇÕES FINAIS        09

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        10

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como princípio mostrar a importância de se trabalhar o lúdico na esfera escolar. Por se tratar de um método eficaz, a ludicidade é tida como uma ferramenta fundamental no processo de ensino e aprendizagem por ser considerada uma forma da criança externar seus sentimentos, suas representações a cerca da realidade vivida.

É papel de o professor mediar todos os momentos de aprendizagem, buscando através do lúdico tornar a prática pedagógica mais estimulante e prazerosa. O lúdico é um método que pode ser trabalhado de várias formas, seja uma atividade, seja um projeto.

O objetivo deste trabalho é mostrar o desenvolvimento de um projeto de ensino para letramento e alfabetização pautada na Educação Lúdica, bem como fortalecer a importância de trabalhar com projetos em sala de aula, criando estratégias para desenvolver nos alunos o interesse pela leitura desde as séries iniciais.

  1. ESCOLA MUNICIPAL X

A Escola Municipal X é uma escola pública, possui turmas de 1º ao 5º ano Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos EJA. O funcionamento da unidade de ensino esta subdividida em três turnos, matutino, vespertino e noturno. A sua estrutura física é ampla e atende todos seus alunos.

  1. A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem

        De acordo com a educadora especialista em pedagogia de projetos Patrícia Lopes da Fonte, ao se falar em alfabetização, o que deve vir à mente são os três eixos que a norteiam a oralidade, a escrita e a leitura. Para se realizar um trabalho significativo e prazeroso, é essencial que ele seja lúdico, já que os jogos e brincadeiras não são meros passatempos divertidos e tem papel fundamental no desenvolvimento da criança. Brincando a criança desenvolve três pilares fundamentais que lhe garantira um desenvolvimento sadio: opisco, o motor e o cognitivo.

O mundo das letras por meios de brincadeiras como introduzir o lúdico em atividades na alfabetização para alguns educadores é aplicar atividades para alfabetizar as crianças sem esquecer que o brincar faz parte do seu mundo.

 O brincar é uma ferramenta que possibilita a participação prazerosa das crianças e, quando bem planejadas, executadas, observadas e registradas essas observações, auxiliam na avaliação real e contribui na aprendizagem dos pequenos. Essa é a forma como a pedagoga, especialista em alfabetização, formadora e professora Rose Amaral de Paiva enxerga o brincar na educação. Para ela, a criança quando brincam expressa melhor seus sentimentos, competências, habilidades e aprende mais. Dessa forma, ela aconselha que todo professor explore bem as brincadeiras no ambiente escolar, pois quando bem aplicadas, favorecem um bom ensino-aprendizagem.

  1. O papel do professor na prática pedagógica

Com objetivo de auxiliar aos educadores da área, surgiu um plano de trabalho que priorize momentos prazerosos com a intenção de alfabetizar e letrar as crianças de maneira bem lúdica. Muitos profissionais da área educacional utilizam a ludicidade como recurso pedagógico, pois a utilização de recursos lúdicos como jogos e brincadeiras, auxilia a transposição dos conteúdos para o mundo do educando. Neste sentido, a ludicidade como elemento da educação, também é possível demonstrar a evolução humana com base em suas interações sociais, culturais, e motoras, pois o homem sempre teve em seu repertorio as linguagens do brincar. Entre outras questões que mobilizam os educadores, encontra-se a organização de propostas para formação profissional fundadas na estreita articulação entre a teoria e a prática. Assim os professores não têm poupado esforços para buscar metodologias que sejam significativas e atendam aos interesses e as necessidades não apenas de seus alunos, mas também de todos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, estudos revelam que desde há muito, ocorrem problemas na formação desses professores, no sentido de identificar a relação dialética existente entre os aspectos acadêmicos que possibilitam uma relação de interação entre a prática que cada professor desenvolver baseando-se na realidade educacional em que for atuar e a teoria, que se funda na concepção de educação, de criança e de sociedade da própria instituição educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com