TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps competencias profissionais

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ATPS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

DANIELA DA INVENÇÃO AZEVEDO                       RA      7242586897

DANUBIA AZEVEDP TORATI                                    RA      7242589890

ISRAEL SANTOS BRAGA                                           RA      5886158226

JAQUELINE TOME ALVES                                         RA     7633733460

JULIANA SOUZA SABINO DE MORAES                  RA      6819446679

6º SEMESTRE: NOTURNO

SUMARIO

*Introdução

* Quais são as estratégias de leitura durante a aula?

*Quais são as estratégias utilizadas para as atividades depois da leitura

* Considerações Finais

* Bibliografia

INTRODUÇÃO

A leitura é uma atividade que requer do leitor não apenas habilidades linguísticas como reconhecer palavras, estruturas sintáticas, sentidos de frases, mas também extralinguísticas, como acessar seus conhecimentos, estabelecer objetivos e expectativas para construir uma unidade de sentido (Kleiman, 1989; Koch, 2002). A habilidade de leitura é importante para qualquer universitário, mas torna-se especialmente importante para o aluno do curso de Letras, pois no futuro será responsável por continuar o processo de letramento de seus alunos de língua. Eles serão responsáveis na apresentação de textos e gêneros textuais para alunos em sala de aula, assim como avaliar a leitura, compreensão e produção textual. Durantes o meu trabalho no curso de Letras, avaliando a leitura dos alunos, surgiu um questionamento: será que o aluno de Letras pode ser considerado um bom leitor e tem conhecimento da leitura enquanto um processo complexo que envolve fatores linguísticos e extralinguísticos? Outras questões foram levantadas para buscar compreender o perfil leitor do aluno de Letras e sua perspectiva sobre a leitura. Será que esse aluno conhece e usa estratégias na sua leitura? Como percebe a atividade da leitura? Para tentar responder a essas questões, aplicou-se um questionário em alunos do 4° período de Letras de uma faculdade particular para avaliar suas práticas de leitura. O perfil leitor desses alunos foi traçado a partir das análises de suas respostas. Com isso, pretende-se verificar os conhecimentos desses alunos sobre as estratégias de leitura, pois eles serão futuros professores de Língua Portuguesa e deverão ter conhecimentos teóricos e práticos sobre a leitura para facilitar o processo ensino/aprendizagem em sala. Além disso, é preciso verificar se esses alunos têm deficiências, para se traçar metas que possam sanar seus problemas de leitura.

Quais são as estratégias de leitura durante a aula?

As estratégias de leitura durante a aula será  de identificar os  tipos de estratégias   sugerido como auxiliares no processo de compreensão, a saber: prediçãopensar em voz altaestrutura do textorepresentação visual do textoresumo questionamento. A predição implica em antecipar, prever fatos ou conteúdos do texto utilizando o conhecimento já existente para facilitar a compreensão.

Através dos textos Uma gatinha branca, o vestido Azul e A menina que não era maluquinha elaboraram as seguintes estratégias de leitura.

  • Reprodução dos textos através de desenho
  • Roda de conversa para saber do que se tratavam os textos
  • Interpretação dos textos
  • Identificar personagens, local, e andamento dos textos.

Quais são as estratégias utilizadas para as atividades depois da leitura

Em momento posterior à leitura pode ser levada a cabo uma série de atividades com o objetivo de rever, verificar e aprofundar a compreensão do texto (através de uma proposta de discussão em grupo ou de exposição oral individual dos aspetos mais importantes, por exemplo, ou até mesmo sobre as estratégias de leitura que cada um terá usado), desenvolver criticamente ou criativamente a partir do texto aprofundar o desenvolvimento linguístico o que é possível fazer-se a partir do trabalho de análise e desconstrução do texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (68.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com