TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Projeto Multidisciplinar III

Por:   •  29/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Projeto Multidisciplinar III

...........................................................................

.................................................................................

....................................................................................

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar”, 5ºsemestre, sob orientação da professora-tutora à distância: ..... ........

Rio grande Maio/2015

Introdução

O objetivo desta atividade prática supervisionada (ATPS) é aprimorar a capacidade de refletir criticamente a respeito da aprendizagem baseada em projeto.  

O projeto educativo é uma de intervenção pedagógica que surge na tentativa de buscar respostas para algumas situações- problemas.

O trabalho proporcionou reflexões sobre os pontos positivos e negativos da aprendizagem desenvolvida por meio de projetos.

Resenha : Aprendizagem por meio de Projetos

A aprendizagem desenvolvida por meio de projetos é uma forma de educação envolvendo o aluno, o professor, os recursos disponíveis inclusive as novas tecnologias e todas as interações que estabelece nesse ambiente de aprendizagem.

Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Envolve-os nas elaborações das atividades e valoriza a sua participação. Por ser muito complexo, o projeto não tem um modelo pronto, e ao elaborar um, deve-se conhecer bem o que se quer, ou seja, sua intencionalidade.

Sabendo que as necessidades de hoje, surge então a precisão de uma educação não só de conhecimentos específicos, mas cidadãos críticos, pensantes, comunicativos, capazes de resoluções, planejamentos, etc. Que sejam capazes também de adaptar as mudanças cada vez mais aceleradas das tecnologias (computador, internet, vídeo, televisão).

Trata-se de uma nova cultura do aprendizado que não se fará por reformas ou novos métodos e conteúdos definidos por especialistas que pretendam impor melhorias ao sistema educacional vigente. É uma mudança radical, que deve tornar a escola capaz de: atender às demandas da sociedade; considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos; criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade e liberdade responsável; desenvolver as capacidades de trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, formular e resolver problemas relacionados com situações contextuais; desenvolver a habilidade de aprender de forma que cada um possa reconstruir o conhecimento, integrando conteúdos e habilidades segundo o seu universo de conceitos, estratégias, crenças e valores; incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação.

Um projeto de aprendizagem é um projeto de investigação, dentre as muitas dificuldades encontradas ao trabalhar interdisciplinarmente entre mídias, saberes e protagonistas (gestores, professores e alunos), é válido ressaltar os cronogramas acirrados da escola, já que os projetos não tem data fixa para serem concluídos. Além disso, destaca-se a falta de profissionais qualificados para integrar as duas áreas do conhecimento, educação e informática. Para tanto, Lévy (1998) afirma que as novas tecnologias utilizadas como ferramentas pedagógicas na escola redefinem a função docente e agregam às práticas de ensino e aprendizagem à novos modos de acesso aos conhecimentos. O desconhecimento de uma das áreas desvirtua uma proposta integradora das mesmas.

Portanto o trabalho com projetos favorece o elo entra as diversas áreas do conhecimento, como também a integração de várias mídias e recursos, permitindo ao aluno que se expresse por meio de diferentes linguagens e formas de representação.

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida

Síntese

O texto de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, apresenta a aprendizagem por projetos como uma nova cultura do aprendizado que se fundamenta nas idéias de Piaget, mas não se caracteriza por imposições de especialistas em educação.

O professor deve repensar sua postura contribuindo para que existam trocas entre eles, assim enriquecendo ainda mais o projeto. Além de prepará-los para a vida, terão muito mais a contribuir e avançar se dominarem o mínimo do tema. Sendo assim, partindo da realidade da criança, intervir de forma dinâmica, valorizar a atuação do aluno também contribuirá para um melhor desempenho.

 A autora faz uma abordagem bastante interessante dentro do campo teórico, portanto, carece de exemplos e demonstrações para que ocorram, de fato, as transformações no sistema educacional envolvendo todas as pessoas.

Justificativa

O tema escolhido Folclore Brasileiro foi apartir do filme Maré Capoeira fala sobre o menino Maré e a história da Capoeira, levantando a importância da cultura e do folclore brasileiro.

Este tema foi escolhido para refletir sobre valores básicos a democracia e a cidadania como o respeito ao próximo e a valorização de diferentes saberes, o respeito ao corpo, a necessidade da atividade física para o desenvolvimento psíquico motor, o autoconhecimento e a analise crítica de potencialidades e limites individual. Portanto, decidimos trazer aos alunos, uma cultura que está tão próxima.

Pela defasagem e falta de acesso à cultura no Brasil, para despertar o gosto pelo folclore regional e sua importância.

PÚBLICO ALVO.

          Alunos de 1º ano do Ensino Fundamental – Ensino Público, 6 anos de idade, totalizando 20 alunos.

Objetivo Geral: Identificar manifestações do folclore brasileiro; Compreender o significado de folclore;

Objetivos Específicos: Compreender o que são lendas; Conhecer algumas lendas do folclore brasileiro; Identificar os elementos organizacionais e estruturais das lendas e sua finalidade Sensibilizar-se pela necessidade de respeitar a si mesmo e aos colegas em relação às crenças, costumes e tradições que orientam nossos pensamentos e atitudes; Realizar uma discussão oral, com desenvoltura, sobre o tema; Desenvolver a capacidade de escutar, de dialogar e de respeitar os diferentes pontos de vista relativos ao folclore; Identificar superstições folclóricas; Respeitar e valorizar a diversidade e a riqueza do folclore brasileiro; Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país, conhecer alguns de seus personagens e suas características através do contato com histórias em quadrinhos; Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpretação; Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com