TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de competências profissionais

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Centro de Educação a Distância - Universidade Anhanguera – UNIDERP

Polo: Marília /SP

Curso: Pedagogia

Disciplina: Competências Profissionais

 

Título da Atividade:

O Lúdico na Aprendizagem

Atividades de Práticas Supervisionadas (ATPS) postadas para avaliação da disciplina: Competências Profissionais, Prof.  EAD: Ausdy Nazareth Castro dos Santos, Profª – e Tutora Presencial: Profª Sandra Santos de Souza Silva Curso de Pedagogia.

MARÍLIA SP

2015

PROJETO LEITURA

  1. Público-alvo

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I.

  1. Perfil da turma para qual a aula será preparada.

 Uma escola do município de Barretos , que atende as crianças do bairro, pequena mas com todo o seu atendimento em bom funcionamento, a escola tem biblioteca onde cada turma tem seu horário para desfrutar dos livros, brinquedoteca onde também se dividem e fazem diversas atividades pedagogicas juntos ao professor, além de outras diversas atividades e ambientes que fazem parte da Educação escolar.

Diante de atividades de observações se percebeu o baixo rendimento de leitura dessa sala, se sabe que os alunos passam maior parte do horário escolar dentro da sala de aula, mas algo tem faltado para que os alunos adquiram sucesso na leitura.

Essa observação foi de grande importância, pois atraves desse resultado se entende a necessidade de encontrar novos caminhos para que a aprendizagem aconteça.

Durante anos a pratica pedagogica da leitura e da escrita foi feita por meio da cartilha conhecida hoje como ensino tradicional, funcionou por um longo periodo mas novos meios tem transformado a forma de aprender a ler e escrever e novas estrategias tem sido elaboradas para melhor aprendizado dos alunos.

Entende-se a importância do elemento lúdico nesse processo, as salas de aulas acaba que se tornando um tanto desmotivadora e a prática do ludico pode realmente instigar os alunos.

O professor tem um papel fundamental, ele é um mediador que facilita o conhecimento, tendo o papel de levar o aluno a aprender atraves de seus proprios questinamentos, os convidando a pesquisar suas realidades e tirar delas conhecimento.

A Gestão e organização das classes é de grande valia, pois tanto a ordem como a disciplina são colaboradores para um bom aprendizado, por isso deve ser feito com dedicação.

Os brinquedos e jogos se tornaram um fator importante para o desenvolvimento, onde os alunos são estimulados a inventar, descobrir e aprimorar suas habilidades, o uso de jogos e brinquedos na construção da aprendizagem possibilita o raciocinio lógico, a criatividade, a imaginação, da a oportunidade de aprender regras, transformar, ampliando seus conhecimentos de uma maneira motivadora, prazerosa, onde eles alunos pode se envolver e dividir opiniões.

  1. Tempo de duração.

4 dias

  1. Tema da aula

Conhecendo o mundo através das palavras

  1. Justificativa.

Diante de diversas pesquisas se percebe que a alfabetização, letramento, leitura tem sido um fator de grande dificuldade na Educação, ao longo de todo processo de aprendizagem se observa que a maior parte dos alunos tem a dificuldade de ler um texto ou interpreta-lo.

Na sala do 3º ano que estamos observando, sabemos que essa tem mostrado pouco interesse pela leitura, não tem sido algo que atrai a atenção deles ou que desperte a curiosidade necessária para que a melhora se torne real.

A proposta prevista para esse projeto é alcançar o interesse dos alunos pela leitura através dos livros, despertar com os livros a vontade de descobrir e assim fazer com que eles se empenhem na aprendizagem da alfabetização e letramento.

A expectativa desse projeto e que no final os alunos tenha uma nova visão sobre a leitura, que possam compreender que a leitura é um instrumento de grande importância para seu desenvolvimento.

  1. Objetivos da aula a ser planejada.
  • Ampliar o conhecimento literário;
  • Interagir com o livro o reconhecendo como fonte de diversas informações;
  • Ampliar os conhecimentos de um determinado assunto e usa-lo como meio pra trabalhar a alfabetização;
  • Desenvolver habilidade de leitura e da escrita;
  • Compreender textos;
  • Identificar finalidades e funções da leitura,

Conteúdo previsto para a aula.

  • Rimas
  • Ordem Alfabética
  • Ortografia
  • Leitura de receitas culinárias
  • Leitura e interpretação de texto

Procedimentos de Ensino e Método.

  • Iniciaremos com as rimas, diversos textos para serem trabalhados em sala de aula, após a leitura em grupo dividiremos em duplas para encontrar as rimas dentro do texto, depois através das palavras encontradas as duplas criaram novas rimas.

  •  Já nessa aula começaremos com um conto conhecido pela sala, após cada aluno contar o que conhece da historia vamos escolher os autores principais e através desses nomes trabalharemos a ordem alfabética, será pedido que cada aluno reescreva a historia da sua maneira tendo a liberdade de mudar o final se dando nesse momento a atenção a ortografia, após escrito eles faram a leitura para sala de aula, colocando em pratica a leitura, concluindo organizaremos os alunos de maneira que represente a melhor historia reescrita para seus amigos trabalhando assim com eles o lúdico.

  •  Usaremos nessa aula um livro de receitas, primeiro vamos discutir com os alunos sobre tipos de comidas que tem o costume de comer na escola e sobre o que gostam de comer normalmente.

Levaremos para sala a receita de um bolo de chocolate, vamos trabalhar com a receita a leitura e a maneira que uma receita é escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com