TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps libras

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

 

Lingua Brasileira de Sinais

 Nome: Alcileide de Oliveira Lima               RA: 7703636938

Nome: Aucimara de Oliveira L. Silva         RA: 7700634672

                Nome: Cristiane Cardoso Barbosa               RA: 7700617743

                Nome: Leonilde de Jesus Cardoso               RA: 7700617551

                Nome: Mariana Martins Novello                 RA: 7930679151

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

entregue como requisito para conclusão

da disciplina “Lingua Brasileira de Sinais”, sob orientação do professor-

tutor a distância Profa. Ma. Kate M. Oliveira Kumada

Campinas

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................................03

II.A SURDEZ NAS PERSPECTIVAS MÉDICA, EDUCACIONAL E

CULTURAL..........................................................................................................................04

III.ATIVIDADES PARA O ALUNO DEFICIENTE AUDITIVO..................................05 

IV.MATERIAIS UTILIZADOS NA ATIVIDADE..........................................................06

V. PROCESSO DE INSERÇÃO DA CRIANÇA SURDA EM CLASSE DE CRIANÇAS OUVINTES..........................................................................................................................07

VI.CONCLUSÃO................................................................................................................08

VII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................................................09


I. INTRODUÇÃO

A escola é um reflexo da sociedade, devido à pluralidade dos grupos sociais que nela se encontram. E ali é onde se encontra também a maior parte dos processos discriminatórios.

No caso do surdo, por não ter a oralidade, ele se encontra excluído do processo educativo. A escola deve estar preparada para o receber e a inclusão mostra a sociedade o direito dos surdos em exercer sua cidadania.

A LIBRA tem sua própria gramática e deve ser ensinada da mesma forma que as outras, a diferença é o meio de comunicação que será a visão ao invés da audição.

Aqui apresentaremos a realidade dos fatos e buscaremos soluções referentes a educação e qualidade de ensino para surdos. Buscando uma escola mais preparada para a Inclusão.

II. . A SURDEZ NAS PERSPECTIVAS MÉDICA, EDUCACIONAL E CULTURAL.

Surdez é a privação parcial ou total do sentido de ouvir. Como a audição é um dos principais canais de informação do homem, deve-se contemplá-la como fator de grande importância para a qualidade de vida da população. Na infância, afeta o desenvolvimento intelectual da criança, por estar relacionada à função da memória, fala pensamento e raciocínio. No adulto, leva ao isolamento e a vulnerabilidade a eventos externos.

Classifica-se a surdez em duas categorias: surdez patológica, que é adquirida em idade adulta e a surdez como traço fisiológico. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), há mais de 120 milhões de pessoas no mundo com perda auditiva, sendo que 8,7 milhões têm idade variando de 0 a 19 anos, mostrando que crianças nascem surdas ou têm perda auditiva quando muito jovens. Os fatores genéticos são considerados a causa de 60% da surdez congênita.

O surdo é bilíngue bicultural, pois convive diariamente com duas línguas e culturas: língua materna de sinais (cultura surda), e língua oral (cultura ouvinte). A chave para a boa comunicação com uma pessoa surda é o claro e apropriado contato visual. É uma necessidade, sendo, pois, rude desviar o olhar ou interromper o contato visual.

Dentro do contexto cultural do surdo, é garantido por lei o ensino de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) em paralelo ao português escrito, de acordo com a Lei Nº 10.436, de 24 de abril  de 2002. Dessa forma pretende-se não afastar o surdo do convívio com as demais pessoas ouvintes, como acontecia mais frequentemente ao longo da história.

III. ATIVIDADES DIRECIONADAS PARA O ALUNO DEFICIENTE AUDITIVO.

  • Exposição de imagens de um determinado tema
  • Desenho
  • Pintura
  • Colagem de figuras
  • Imitação de gestos

 

  Desenvolveremos essas atividades com a faixa etária de cinco á seis anos, vamos trabalhar a classificação dos animais domésticos como: cachorro e gato e selvagens como: leão e touro. A aula terá a duração de tempo aproximado de 50 minutos.

   Iremos fazer a exposição de imagens de animais selvagens e domésticos para que os alunos reconheçam cada animal em sua classificação. Os alunos deverão fazer esse reconhecimento através de desenhos, pintura, colagem de figuras dos animais e a imitação do gesto do animal escolhido.

  A avaliação deverá ser efetuada em todos os momentos da aula levando a criança a identificar sua função diante das atividades, como também o nível de entendimento e a realização dos movimentos.

  Com estas atividades os alunos aprenderão a imitar e classificar cada animal como domésticos ou selvagem.  

 A inclusão dos alunos deficientes auditivos na sala de aula requer total empenho do professor, seja ele surdo ou não, pois a sociedade necessita de propostas que facilitem a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e ouvintes.

 

IV. MATERIAIS UTILIZADOS NA ATIVIDADE.

           Recursos das atividades planejadas

  • Recortes de revistas e jornais
  • Cola e tesoura
  • Tinta guache e pincel
  • Folhas de papel Sulfite
  • Folhas de cartolina
  • Pranchas (com o tema animais)

  A comunicação alternativa é muito importante, pois é um processo que necessita da participação do aluno, da escola, dos pais e dos professores. Todos podem ser parceiros para a comunicação. Dessa forma, os recursos a serem utilizados necessitam da cooperação de todos envolvidos nesse processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com