TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps pedagogia

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

A realização do relatório para elaboração da conclusão do estagio supervisionado em ensino fundamental I foi elaborado na escola E.M.E.F Nicolau couto Ruiz que se localiza na cidade de Tremembé no bairro Retiro Feliz Rua Nicolau couto Ruiz nº500,que permite colocar na pratica os conteúdos trabalhados nos 5 semestres do curso de licenciatura em pedagogia. No período da realização do estagio teve sobe foco a teoria na pratica as observações foram realizadas na sala de maternal 3 podendo assim observar a relação entre professor-aluno nas atividades realizadas que pertencem pratica diária da escola como por exemplo :atividades de artes, brincadeiras, convívio social, musica,cantinhos da historia,matemática e cuidados essenciais com as crianças.

Após a realização das observações em sala foi elaborado com a ajuda do professor responsável a elaboração de um conjunto de planos de aula que abrange varias áreas assim após a elaboração foi dado inicio as atividades de acordo com os planos.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Desenvolvimento

No período de observação em sala de maternal alguns pontos chamarão a atenção.

Na sala em questão tinham alunos de 2 a 4 anos, embora a diferença de idade seja pequena as habilidades Sam de níveis diferentes de acordo com a idade, os alunos de 4 ou o completar desenvolvem com mas rapidez as atividades propostas a exemplo a professora realizou um exercício de seqüência de cores feita com peças do jogo lego os alunos tinham que fazer a mesma seqüência alunos de 4 anos realizaram as atividades com facilidade os menores de três anos precisaram de ajuda os mais novos de 2 anos não conseguiram realizar a atividade.

Outro ponto e a duração das atividades que não podem ser realizadas em períodos longos,pois ele não mantém o interesse por muito tempo logo se dispersão e a atividade que minutos atrás era novidade e atraente passa a ser entediante por essa razão a professora procura realizar varia atividades que duram em media 25 minutos assim mantel os atraídos mas sempre com brincadeiras nessas fase o lúdico se faz muito presente.

Um dos desafios que se fizeram presente em sala foram o ciúmes e a disputa por atenção que ocasiona brigas,a professora procura sempre realizar atividades que busquem a interação dos alunos e a valorização de cada um individualmente para isso ela se utiliza de atividades em grupo e busca demonstrar que com a união e importante para grandes realizações.

E são ensinados praticas de higiene diária lavar as mãos antes das refeições e escovar os dentes ,manter a limpeza de a sala jogar o lixo no lixo

Nessa fase escolar um dos principais objetivo se fornecer cuidados essenciais a crianças ,socializar e conceitos básicos como por exemplo convívio em grupo respeitos as regras conhecer os números, cores e letras.

Após a realização da observação inicial da sala com a ajuda da professora responsável foi realizado a elaboração de planos de aula para serem trabalhados em sala com a supervisão do professor.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Entrevista com o coordenador pedagógico

Com essa entrevista pode-se observar as variadas atribuições pedagógicas que cabem ao coordenador tais como:organização de encontros pedagógicos,organiza reuniões de pais, avalia o caderno de plano de aula,dispor os recursos didáticos e garantir as necessidades pedagogias da escola.

Em relação ao trabalho didático organizado na escola, e realizado encontros pedagógicos que acontecem no começo e no final do ano, que será decidido o que deve ser feito no durante o ano e qual as melhorias que serão realizadas para garantir as melhorias na qualidade da escola,com esses encontro também serão escolhidos qual professor ficara em cada sala e guando será realizada o correção do plano de aula também as realizadas reuniões ao decorrer do ano pela secretaria da educação nessas reuniões tem como assuntos maus-tratos infantis,como será a utilização da verba, alunos especiais entre outros temas diversos.

Após a entrevista pode-se notar como e amplo as obrigações de um coordenador e a sua relevância para a qualidade educacional e suporte ao professor para a reflexão da pratica pedagógica apoiada no conhecimento teórico.

Plano de aula

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: E.M.E.F Nicolau couto Ruiz

NOME DO PROFESSOR (A): Marly Correia

SÉRIE/ANO: Berçário DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 35MIM

OBJETIVO GERAL: Interação entre os alunos desenvolvimento criativo

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Trabalho em grupo incentivar a criatividade

DESCREVER AS ATIVIDADES:

Serão distribuídas 4 cartolinas e giz de cera os alunos serão divididos em grupos de 4 alunos de acordo com a faixa etária

RECURSOS:Cartolina e giz de cera

AVALIAÇÃO:Será feito um registro de como cada aluno trabalhou em grupo

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: E.M.E.F Nicolau couto Ruiz

NOME DO PROFESSOR (A): Marly Correia

SÉRIE/ANO: Berçário

DURAÇÃO DA ATIVIDADE:40 MIM

OBJETIVO GERAL: relaxar a criança de forma lúdica que ela interaja com seus colegas e professor

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Trabalhar de forma lúdica uma interação das crianças entre si e com o professor

DESCREVER AS ATIVIDADES:

Será realiza com a distribuição de revistas e jornais velhos para que as crianças possam rasgar pica tudo amassar depois juntaremos todos os pedaços e com a ajuda do professor no inicio será jogado tudo para o alto de forma livre.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

RECURSOS:Revistas ,jornais e folhetos AVALIAÇÃO: após a atividade será feito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com