TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação e Intervenção Psicopedagogica

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 10

Diante da analise conjunta dos artigos lidos com o filme escolhido, sociedade dos poetas mortos, começamos a nossa reflexão, destacando a amplitude que podem atingir a problemática do fracasso escolar. Podemos notar isso de maneira clara, quando os textos apontam que os diversos profissionais ao redor estão confusos porque na maioria das vezes procuram culpados ao invés de procurar soluções ou caminhos, como trazem Asbahr e Lopes, e o filme conta a história de jovens que são chamados ao pensar por si próprios, por um professor com ideias revolucionárias e com um olhar diferenciado.

Muitas vezes, por conta do excesso de atividades, dos programas extensos e engessados que tem a cumprir, das avaliações, do cansaço, das condições inadequadas, do próprio descaso ou da comodidade por acreditar que não vale a pensa tentar, os profissionais da educação, em geral, deixam de ver os alunos como seres humanos em formação, com desejos e sonhos, que muitas vezes abandonamos lá na adolescência, e com isso contribuímos para que eles fiquem no ‘piloto automático’, seres que fazem qualquer coisa, que não exija processo de pensamento ou insight. É necessário alimentar alguns ‘focos de incêndio’ nos corações e mentes desses seres. Como podemos ver no filme a história de um grupo de jovens alunos que tem o privilégio de trabalhar com um professor que consegue com um olhar visionário e atitudes inesperadas, instiga-los a pensar por conta própria.

Também fizemos uma análise dos apontamentos feitos pelos professores aos questionamentos no de Asbahr e Lopes, porque indiretamente, todos os fatores, apontavam a culpa como sendo terceirizada, e assim eles não assumem sua parte na responsabilidade do fluir no processo de ensino-aprendizagem.

Quando chegamos para pensar sobre o conceito de indisciplina, refletimos sobre a importância da aula fazer sentido ao contexto real do aluno. Com apontam os textos, o filme e algumas reflexões feitas em sala, indisciplina está muitas vezes associada à falta de interesse.

Pensamos sobre os fatores apontados como motivadores da indisciplina por Aquino: o primeiro apontamento foi que "o aluno de hoje em dia é menos respeitador do que o aluno de antes, e que, na verdade, a escola atual teria se tornado muito permissiva, em comparação ao rigor e à qualidade daquela educação de antigamente" e diante disso consideramos dois fatores, primeiramente, o que a pessoas tratavam por respeito antigamente era um medo absoluto, crianças eram punidas fisicamente, não tinha voz ativa para nada. Segundo, que a ideia de respeito está no contexto escolar muitas vezes associada a concordar com tudo o que é e como é oferecido, como pudemos observar em nossos estágios.

O segundo apontamento é  “O ALUNO "SEM LIMITES", que podemos expandir e pensar na criança num atendimento. Regra não é algo que deve ficar subtendido, cabe o estabelecimento das regras e bem como do porque, para que assim como o aprendizado elas façam sentido.

O terceiro apontamento fala sobre o “ALUNO DESINTERESSADO”, vale ressaltar o filme, do quanto uma proposta diferenciada de atuação pode instigar o aluno e exaltar seu interesse. Pensando de maneira simples, poucas pessoas vão conseguir manter o interesse por algo monótono ou rotineiro.

É de extrema importância destacar que estes fatores que vindo dos profissionais da educação são exclusivamente responsabilidade dos alunos poderiam sem sanados ou minimizados com o manejo de outras variáveis, como por exemplo a proposta de aula ou modelo de aula.

Discutir esses temas todos, bem como as respectivas críticas geradas pelo contexto escolar, reformular as práticas e materiais, alimentar sonhos que moveram as escolhas profissionais, rever posturas e condutas e, principalmente, olhar para nós mesmos e para os alunos em busca de evolução, enxergar que não existe um padrão, mas que sempre existirá a possibilidade de melhorar, buscar por algo que nos faça sentir orgulho das transformações que podemos promover no meio educacional e principalmente, lembrar que os alunos criados nesse sistema, logo serão adultos que vão reproduzir o que aprenderam em suas famílias, ambientes profissionais e sociais, são talvez, os passos iniciais dessa transformação.


ARTIGO: Dificuldade de Leitura e Escrita: Uma Intervenção Psicopedagógica.

Segundo DANTAS e ALVES (2011), “a psicopedagogia é uma ciência relativamente nova, mas de uma amplitude que engloba todo o processo de conhecimento e aprendizagem relacionado às dificuldades de aprendizagem...”, portanto, essa ciência tem o enfoque na aprendizagem e na assimilação do conhecimento e a problemática na absorção desses conhecimentos perante o indivíduo.

Os autores enfatizam o processo da psicopedagogia e a sua importância na vida de uma instituição escolar fazendo a interlocução entre a escola, família e o indivíduo em si. Para compreendermos melhor sobre essa ciência e a atuação desse profissional iremos enfatizar o papel do psicopedagogo no âmbito escolar.

O trabalho desse profissional é de extremamente importante para uma realização do diagnóstico, onde buscará encontrar a dificuldade na aprendizagem ou de alguns fatores que estão contribuindo para esse fracasso do aprender no individuo que está fazendo com que o seu desenvolvimento do saber está sendo prejudicado. Contudo, o psicopedagogo trabalha no sujeito a parte de confiabilidade em suas ações, através da intervenção que irá contribuir para o processo de aprendizagem, assim trazendo ao sujeito a resignificação do processo do ensino. (DANTAS e ALVES, 2011).

Mediante o artigo relata que a psicopedagogia não apenas se restringe ao processo de compreensão/explicação, mas abrange o processo de aprendizagem durante as fases e independente de ser criança, adolescente ou adulto. Ou seja, o estudo da psicopedagogia é trabalhar diretamente no desenvolvimento e no processo de aprendizagem, mostrando que cada pessoa ou cada fase todas as pessoas tem a capacidade de aprender algo seja em qualquer circunstância que o mesmo se encontra, mas cada sujeito tem uma forma de aprender e o tempo de aprender e que nem toda a forma de ensinar será eficácia a todos, porém a forma de transmitir o conhecimento pode e é diferenciado porque a forma de aprendizagem desse indivíduo não é igual a de outras pessoas, mas que exige formar mais adequadas de fazer esse processo ser concluído.

Devemos ressaltar que a psicopedagogia pode ter várias formas de atuações e diferentes processos de aprendizagem e as suas intervenções serão de acordo com a necessidade que será trazida e da circunstância da problemática que o sujeito irá trazer a sua atuação pode ser no sujeito que tem distúrbio, no caso do artigo é no distúrbio de linguagem, ou seja, crianças que apresentam dificuldades na leitura e escrita e também irmos ver como é a intervenção desse profissional mediante esse problema.

Se tratando do processo de aprendizagem leitura e escrita é extremamente complexa segundo Dantas e Alves, pois é essencial para a comunicação entre outras pessoas e o escrever e ler corretamente são um grande desafio diariamente. Através dessa ferramenta é um a forma mais fácil de ser adquirir um conhecimento e de se relacionar com outras pessoas, então acreditamos que se existe uma dificuldade neste aspecto podemos imaginar que a mesma não necessariamente, mas terá uma grande dificuldade de se relacionar ou de absorver novos conhecimentos mediante a leitura e a escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com