TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação e o Professor

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIP

CURSO DE PEDAGOGIA

 AVALIAÇÃO E O PROFESSOR

CAMILA LOUZADA PINTO  C271756

MARINA BARTOLOME DIAS  T290155

TAMARA RUTIGLIANO ROQUE VEIGA C0510C8

VITÓRIA FIGUEREIDO  C2801A8

SANTOS

2016

CAMILA LOUZADA PINTO  C271756

MARINA BARTOLOME DIAS  T290155

TAMARA RUTIGLIANO ROQUE VEIGA C0510C8

VITÓRIA FIGUEREIDO  C2801A8

AVALIAÇÃO E O PROFESSOR

Trabalho de Atividade Prática Supervisionada em Pedagogia apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof. Passos

SANTOS

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................................................................................................ 04
  1. DESENVOLVIMENTO..................................................................................... 05

2.1 Análise da entrevista e do instrumento de avaliação................................ 06

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................ 09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................... 10

APÊNDICE ........................................................................................................... 11

ANEXOS............................................................................................................... 13

Ficha 1.................................................................................................................. 14

Ficha 2.................................................................................................................. 15

Ficha 3.................................................................................................................. 16

Ficha 4.................................................................................................................. 17


  1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho abordará a avaliação educacional e o professor, o tema são os instrumentos de avaliação e a prática docente, uma reflexão. Será utilizada a comparação entre a entrevista feita com uma professora nos anos iniciais e as referências bibliográficas.

        Com o intuito de verificar através de uma entrevista com a professora se a avaliação dela é mediadora. E que instrumentos ela utiliza para avaliar seus alunos. Qual o pensamento da escola, o que diz o Projeto Político Pedagógico?

Para Hoffmann (2011), uma avaliação mediadora é:

Analisar teoricamente as várias manifestações dos alunos em situação de aprendizagem (verbais ou escritas, outras produções), para acompanhar as hipóteses que vêm formulando a respeito de determinados assuntos, em diferentes áreas de conhecimento, de forma a exercer uma ação educativa que lhes favoreça a descoberta de melhores soluções ou a reformulação de hipóteses preliminares formuladas. Acompanhamento esse que visa ao acesso gradativo do aluno a um saber competente na escola e, portanto, sua promoção a outros níveis de ensino (HOFFMANN, 2011, p. 77).

        O trabalho usará como método o levantamento bibliográfico, utilizando a entrevista para comparação com os pensamentos de Hoffmann, Luckesi, Gatti, entre outros.

        

  1. DESENVOLVIMENTO

Avaliação de aprendizagem escolar para Freitas (2009), é muito importante, pois não envolve apenas a relação professor-aluno, envolve também a escola como um todo.

Segundo Gatti (2003), a avaliação de aprendizagem é um sistema contínuo, onde o professor avalia o aluno todos os dias, acompanhando o desenvolvimento do aluno durante todo o ano.

O professor para Gatti (2003), desenvolve um papel duplo, pois é ele que avalia e ele que ensina, por isso o trabalho dele é constante e integral, as atividades do dia-a-dia dadas por ele, é que desenvolvem a aprendizagem.

        Freitas (2009) ressalta que, é um erro considerar avaliação de aprendizagem a prova final, como se a prova fosse uma confirmação de aprendizado.

Para ter sentido, a avaliação em sala de aula deve ser bem fundamentada quanto a uma filosofia de ensino que o professor espose. A partir dessa premissa, o professor pode acumular dados sobre alguns tipos de atividades, provas, questões ou itens ao longo do seu trabalho, criando um acervo de referência para suas atividades de avaliação dentro de seu processo de ensino. É de todo importante que o professor possa criar, e verificar no uso, atividades diversas que ensejem avaliação de processos de aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de atitudes, de formas de estudo e trabalho, individual ou coletivamente, para utilizar no decorrer de suas aulas. Todo este trabalho de acumulação e tratamento progressivo de dados sobre meios avaliativos para sala de aula exige dele um certo tempo de dedicação, que pode ser maximizado e socializado se a escola dispuser de um horário compartilhado de trabalho entre os docentes, no qual essa questão seja trabalhada (GATTI, 2003, p. 99).

Assim para a autora (2003), o professor possui condições de verificar a melhor maneira de avaliar a aprendizagem dos seus alunos. Cada professor utiliza um método diferente de avaliar, mas tanto alunos quanto pais e professores consideram a avaliação importante para a educação.

O que Luckesi (2006) chama de “pedagogia do exame”, onde as crianças são educadas apenas para fazer provas, importando mais o valor da nota, do que o aprendizado escolar.

Pais, sistema de ensino, profissionais da educação, professores e alunos, todos têm suas atenções centradas na promoção, ou não, do estudante de uma série de escolaridade para outra. O sistema de ensino está interessado nos percentuais de aprovação/reprovação do total de educandos; os pais estão desejosos de que seus filhos avancem nas séries de escolaridade; os professores se utilizam permanentemente dos procedimentos de avaliação como elementos motivadores dos estudantes, por meio de ameaças; os estudantes estão sempre na expectativa de virem a ser aprovados ou reprovados e, para isso, servem-se dos mais variados expedientes. O nosso exercício pedagógico escolar é atravessado         mais por uma pedagogia do exame que por uma pedagogia do ensino/aprendizagem (LUCKESI, 2006, p. 18).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (713.3 Kb)   docx (590.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com