TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação nos anos inicias

Por:   •  2/5/2016  •  Artigo  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 5

AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

INTRODUÇÃO

Dentro do processo histórico, uma das funções da educação é a de transmitir valores culturais, que fazem parte do processo de identificação de determinado grupo, possibilitando assim, a influência de uma geração sobre a outra.

Na maioria das vezes os professores têm percebido a ação de educar e ação de avaliar como dois momentos distintos. Sabemos que avaliar e um processo planejado com informações para compreensão a tomada de decisões, que visem melhorar a qualidade do que se avalia e instruir o ser humano envolvido neste processo.

A avaliação para uma aprendizagem significativa deve fazer parte da rotina da sala de aula, sendo utilizada de forma contínua como um dos aspectos complementares. No estágio dos anos iniciais do ensino fundamental observamos os diferentes entendimentos sobre avaliar, nesse trabalho vamos entender um pouco de como essa avaliação era realizada e de como isso influencia para a construção de um aluno critico e reflexivo.

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Durante o estagio nos anos iniciais do ensino fundamental, nos deparamos com diversas situações de desacertos em relação aos elementos que constituem a avaliação escolar.

Muitos desafios que se enfrentam no cotidiano da sala de aula, a avaliação não deixa de ser mais um deles. Um desafio que exige uma analise reflexivo e crítica para uma avaliação inteiramente humana que julga as práticas pedagógicas de acordo com a realidade.

Nesse sentido a Pedagogia do exame, segundo Luckesi (1996), é a prática de realização de provas e exames voltados à promoção e classificação do aluno, sendo que os exames são centrados em provas, classificatórias, seletivas, estáticas, e fundamentadas em uma prática autoritária. Será que isso é avaliação?

Avaliar e Medir são duas práticas que, há muitos anos, andam sempre juntas, sabendo-se que em localidades mais desenvolvidas, esse tipo de avaliação tenha sido já superado. Não devemos ficar acomodados, pois o primeiro susto já esta instalada dentro de seu pensamento porque, essa formula de avaliação continua sendo usada e defendida até dentro das universidades. Fazemos uma reflexão, e logo percebemos que a mentalidade da maioria dos educadores não mudou, continua tradicionalista onde o professor permanece o centro.

A função seletiva e eliminatória da avaliação é uma responsabilidade de todos! Enquanto avaliamos, exercemos um ato político, mesmo quando não o pretendemos. Tanto as ações individualizadas, quanto a omissão na discussão desta questão reforçam a manutenção das desigualdades sociais. (HOFFMAN, 2005, p.91).

Existem algumas modalidades de avaliação estudadas ao decorrer dos anos, Avaliação Diagnostica, Formativa e Somativa.

A Avaliação Diagnóstica é uma sondagem a respeito do desenvolvimento e da aprendizagem com relação ao conteúdo trabalhado anteriormente, possibilitando definir o caminho a ser seguido e os pré-requisitos que ainda precisam ser trabalhados, ela é realizada no inicio, ou antes, do processo de ensino com função de diagnosticar os conhecimentos anteriores dos alunos sobre um conteúdo, ou seja, a avaliação diagnostica é aquela que seve para a tomada de decisão que trás um diagnóstico de toda aprendizagem de um aluno, seja ela qual for o instrumento utilizado para que se possa dar continuidade, apontar os caminhos para tomar decisões.

A Avaliação Formativa é realizada durante o processo de ensino, em diferentes momentos e proporciona a informação sobre o avanço do aluno, ela também tem o propósito de informar os resultados da aprendizagem (parciais) ainda ao decorrer do desenvolvimento das atividades, possibilitando a reformulações necessárias, com vistas a assegurar a aprendizagem do aluno.

A Avaliação Somativa por sua vez é realizada no final de um estudo, de uma unidade de um período de tempo determinado, expõe os resultados alcançados pelo aluno, tomando como base os objetivos propostos, e é mais utilizada nas escolas.

A avaliação deve ser uma prática investigativa, a partir da resposta que o aluno deu, certa ou errada, é necessário fazer o aluno pensar, porque errou? Será que errou porque não sabia ou porque a questão não ficou clara? É extremamente importante o professor saber identificar qual é o problema, e não somente rotular aquele aluno.

Sabemos que a nos anos iniciais do ensino fundamental a forma de educar, era uma forma muito centrada, onde o professor era o transmissor de conhecimento e o aluno um receptor, onde o que ficava no centro era o conhecimento, o mas importante era transmitir o material a ser estudado, hoje em dia na escola moderna podemos observar tal mudança, onde o centro agora é o aluno, e dessa forma o professor prioriza a forma que o aluno adquire conhecimento, ele faz necessário o pensar, o aluno se torna um ser critico e reflexivo.

1.2 AVALIAÇÃO DURANTE MINHA VIDA ESCOLAR

Na minha vida escolar, posso dizer que desfrutei tanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com