TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação e reação alunos e professores

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

Ação e Reação de alunos e professores

Tema: Os professores não podem ter diferentes condutas para controlar a disciplina, para tomar decisões de ordem moral ou para desenvolver praticas de cidadania.

Após analisar o tema escolhido, pesquisamos alguns casos de mau comportamento do professor para com o aluno, como alguns episódios de violência e abuso de poder em sala de aula.

Um caso que chamou a atenção ate mesmo da mídia foi o de alguns alunos que fizeram uma caricatura do professor, ele pediu para ver o desenho e ficou nervoso com a situação, e como forma de castigar o estudante o mestre começou a dar socos na criança. Colegas de sala do menino filmaram com o celular e a principio acharam que era apenas uma brincadeira, quando viram que o professor estava realmente nervoso e agindo com violência, sem a menor necessidade, com o aluno.

Para a diretora o professor disse que era uma brincadeira, e a diretoria perdoou e o manteve na escola. Mas para o aluno foi um constrangimento ser agredido em sala de aula por um educador. Como o caso repercutiu na imprensa, quando a equipe do programa Balanço Geral da Rede Record foi conversar com a diretoria da escola a responsável não quis dar entrevista.

Após esse caso é de se pensar que o aluno não está certo, mas de forma alguma o professor poderia ter agido com violência. Afinal eles são um espelho para as criança em formação.

A conduta do professor perante a tal situação foi erronia e criminosa, pois de acordo com o ECA- Estatuto da Criança e Adolescente Art. 232 Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento. Com pena de detenção de seis meses a dois anos.

Conduta do Ambiente Escolar

Um ambiente escolar deve ser socialmente saudável e que se ajuste a condições indispensáveis para a formação das crianças.

É fundamental que uma escola garanta regras objetivas de convivência para que possa ser alimentado os direitos e deveres individuais e coletivos garantindo assim a sobrevivência e existência de uma sociedade democrática e de respeito a cidadania.

Dirigentes, professores, diretores, funcionários, pais e colaboradores da escola devem esclarecer, divulgar e observar as regras de comportamento e convivência, bem como mostrar aos alunos que respeitem as diferenças do próximo.

Conclusão

Com o estudo do caso, conclui-se que não existem modelos de comportamento éticos para cada tipo de problema que possa ocorrer nas relações da docência que nos dê uma solução sucinta caso a caso.

Nos dois pólos existe a figura do sujeito, ou seja, nesta relação um não pode colocar o outro como objeto de interesse, evitando assim o conflito, que faz parte da vida organizacional, já que as pessoas têm idéias diferentes.

O professor por sua vez deve portar de forma humilde e inteligente, agindo sempre dentro das normas estabelecidas pela escola e eticamente sobre a disciplina que leciona.

Pois tratar de forma arrogante e agressiva dificultará a aprendizagem e o entrosamento do aluno professor deve mostrar aos alunos que todos são iguais e não devem ser maltratados por suas diferenças, terá de ser justo e cuidadoso para assim não despertar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com