TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BNCC EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome: Shirley Paian Rossoni

RGM: 12376787

Instituição: Universidade Positivo

Data: 23/03/2021

Curso: Pedagogia

Disciplina: Estágio Supervisionado em Educação Infantil , Plano Emergencial

ATIVIDADE BNCC 1 - LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4

As Competências Gerais da BNCC (2018), são conhecimentos (conceituais e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver dificuldades da vida cotidiana escolar, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Isso significa que o documento propõe o desenvolvimento de competências com o pensamento científico, crítico e criativo; comunicação e argumentação com o objetivo de que o desenvolvimento das crianças e jovens seja integral e as prepare não apenas para os desafios escolares, mas também para a vida pós-escola. Elas são chamadas de competências gerais pois não se aplicam a uma etapa específica da Educação Básica ou mesmo a um componente curricular, mas são transversais às práticas pedagógicas.

As Competências Gerais são compostas por 10 metas, onde cada uma discorre um pouco de tudo que será desenvolvido nos alunos. No presente trabalho vamos focar na competência geral de número 4, que fala sobre:

“Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo” (BNCC, 2018, p.9).

Essa competência fala mais precisamente sobre a comunicação, a maneira de se expressar de diferentes formas. Trabalhar a comunicação no Fundamental de Anos Iniciais é de extrema importância, pois os alunos

recentemente saíram da educação infantil, e muitos ainda tem uma linguagem muito falha e pobre de palavras. A Comunicação pode e deve ser estimulada pela escola, por meio de diferentes linguagens e foco no desenvolvimento do aluno, promovendo um ambiente seguro para que esse se expresse. Preparar o linguajar de todos para situações futuras, é aprontar nossos alunos para a vida.

Existem diferenciadas formas de se trabalhar a comunicação, uma das principais é se conectar à realidade dos alunos, entender as novas gerações, seu comportamento e suas demandas para a área da educação. O modo tradicional de aulas – todos sentados enfileirados e o professor dando aula só na frente do quadro – não é mais tão funcional. As crianças que estão nas escolas de hoje exigem aulas mais dinâmicas e a presença constante da tecnologia no processo de aprendizagem, visto que já são consideradas nativas digitais.

Quando você reúne seus alunos em um semicírculo na sala de aula, se dá mais visibilidade a todos. Pode proporcionar momentos de conversação para que todos contém um pouco de sua rotina e comunidade. Pode-se também promover momentos de leitura compartilhada, e posteriormente um debate sobre a história lida. Além desse estar trabalhando diferenciadas linguagens, também faz com os alunos tenham mais desenvoltura diante das pessoas, ativando a sua autonomia e seu lado crítico. Dar voz aos alunos significa propiciar meios para que eles possam se expressar de maneiras construtivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com