TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS ESPECIFICIDADES SEGUNDO A BNCC

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.688 Palavras (11 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

A educação infantil e suas especificidades segundo a bncc

Campos de experiencias da Educação Infantil

[pic 8]

Piracicaba

2019


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO                3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Lei Nº 59/2009        4

3        CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS        8

3.1 O eu, o outro e o nós        8

3.2 Corpo, gestos e movimentos        8

3.3 Traços, sons, cores e formas        8

3.4 Escuta, fala, pensamento e imaginação        9

3.5 Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações        9

3.6 Sequencias de atividades relacionada ao campo de experiencia O Eu, o outro e nós.                10

CONCLUSÃO                12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13

  1. INTRODUÇÃO

A proposta para esse trabalho são os aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos na educação infantil, vamos falar sobre as práticas docentes nos campos de experiências da criança e seu desenvolvimento de quatro a cinco anos de idade.

 A SGA está inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde constam orientações de como deverá ser desenvolvida a ação educativa na educação infantil, embasada nos campos de experiência fundamentais para o desenvolvimento da criança, como “o eu, o outro e nós”; “Corpo, gestos e movimentos”; “Traços, sons, cores e formas”; “Escuta, fala, pensamento e imaginação”; “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Os campos de experiência enfatizam noções, habilidades, atitudes e afetos que as crianças devem desenvolver de zero a cinco anos, ou seja, experiências que cada criança vai viver no aspecto escolar.



  1. DESENVOLVIMENTO  

Até a década de 1980, expressava o entendimento de que a educação infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização.

Só teria o seu começo no ensino fundamental, não fazendo parte da educação formal. Com a constituição de 1988, o atendimento em creche e pré-escola para crianças de zero a seis anos de idade torna - se dever do estado. Com a promulgação da LDB, em 1996, a educação infantil passa a fazer parte da educação básica, dando segmento ao ensino fundamental e médio.

Com a modificação na LDB em 2006, foi antecipado o acesso ao ensino fundamental para os seis anos de idade e a Educação infantil passa a atender crianças na faixa etária de zero a cinco anos, com a obrigatoriedade para crianças de quatro e cinco anos, entretanto é reconhecida como direito de todas as crianças e dever do estado. A emenda constitucional Nº 59/2009, determina a obrigatoriedade da educação básica de 4 aos 17 anos. Essa obrigatoriedade está inclusa na LDB em 2013 com obrigatoriedade de matricula de todas as crianças de quatro e cinco anos em instituições de educação infantil.

  1.  Lei Nº 59/2009

Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI.

A educação infantil é fundamental no início do processo educacional, com a iniciação em creches e pré-escolas, muitas vezes é a primeira separação da criança do seu vínculo afetivo familiar. Na educação infantil o cuidar e o educar caminham juntos. As creches e as pré-escolas tem um papel de acolher as vivências e os conhecimentos adquiridos pelas crianças no ambiente familiar, neste processo é fundamental articulá-los em suas propostas pedagógicas, com o objetivo de ampliar o universo de experiências, habilidades e conhecimento dessas crianças.

É preciso que se faça uma ponte “continente” que ligue a escola com a família, favorecendo assim o processo de aprendizagem do aluno, pois a criança precisa ter confiança e amor dos pais, para que na escola possa unir esses sentimentos a segurança e ao conjunto de habilidades do currículo escolar, com a prática do diálogo, sendo assim, é de extrema importância o compartilhamento de responsabilidades entre família e instituição escolar.

É fundamental no trabalho escolar, a instituição conhecer e trabalhar com as diversidades culturais enriquecendo a formação critica na formação de um cidadão com valores morais e éticos.

sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (BRASIL, 2009).

De acordo com as DCNEI, em seu artigo 9º os eixos estruturantes das práticas pedagógicas, dessa etapa da educação básica são as interações e a brincadeira, experiência nas quais as crianças podem construir e adquirir conhecimento por meio de suas ações e interações com seus pares, e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com