TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PRÉ - PROJETO INTEGRADOR II

BRAZ ANTONIO

RA: 123456789

GUARULHOS

2016

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR II

BRAZ ANTONIO

RA: 123456789

GUARULHOS

2016

[pic 3]

BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A verdadeira atividade educativa, a partir de jogos e brincadeiras, requer que estas não apenas alegrem como também ensinem. Não somente ensinem como ensinem significativamente, estruturando a personalidade infantil e refletindo conceitos e valores que correspondem ao planejamento organizado.

Uma criança pode brincar sozinha e aprender e pode ainda mais aprender com outras crianças, mas sua aprendizagem significativa se consolida de forma mais completa sempre que pode contar com a integração de um adulto.

Quando se afirma que jogos e brincadeiras representam uma maneira inteligente e envolvente de se ensinar crianças, não se esta afirmando que qualquer jogo se presta á aprendizagem. É por essa razão e essencial que todo educador infantil disponha de jogos e de brincadeiras rigorosamente selecionados e intensivamente experimentados para que possa interagir de maneira positiva com toda criança.

JUSTIFICATIVA

Foi escolhido este tema porque o brincar tem grande importância para a aprendizagem das crianças, além de aguçar a criatividade, a oportunidade de envolvimento com o meio e com o outro, trabalhar a coordenação motora e até mesmo a autonomia de cada um.

Brincar e criar são momentos fundamentais para a criança, pois possibilita no sujeito, a desenvoltura de sua criatividade no seu contexto social. Portanto da oportunidade as vivências nas brincadeiras a fim de criar possibilidade de encantamento, que o criar, o imaginar e a fantasia esteja presente no cotidiano da criança. O brincar na educação infantil entende-se como forma de representação corporal, que expõe a criatividade, a coordenação motora, o lúdico, a imaginação que estão para dar lugar a uma manifestação no processo progressivo do desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança.

A brincadeira na educação infantil é um dos meios que permite um aprendizado de qualidade a criança, a partir desse procedimento pedagógico que ajudam em seu desenvolvimento e habilidades que são fundamentais nesse processo de aprendizagem e torna a criança mais consciente do seu papel na sociedade.

As brincadeiras e os jogos na educação infantil têm a função sociocultural e educacional. As brincadeiras apresentam grande importância para a criança, é um instrumento fundamental para o seu desenvolvimento. A brincadeira é um ato de educação diferenciada que promove nos educando uma ligação com o meio social, pois a criança quando brinca, ela aprende, vivencia e experimenta seus encantamentos, seus sentimentos, além de exercitar a sua autonomia e suas potencialidades, elas aprendem a experimentar e dividir suas emoções e suas alegrias, ela aprende a fazer escolhas.

O simples ato de brincar faz com que a criança se sinta segura para recriar seu mundo.

É também através das brincadeiras, do lúdico que a criança se descobre e descobre o outro, aprende a lidar com as regras, os seus limites e a respeitar, aprender a esperar e aceitar os resultados.

O brincar desenvolve e nos transforma, para que sejamos pessoas confiantes e bem sucedidas.

PROBLEMA

A pesquisa abordará questões como; Qual a importância do brincar na educação infantil? Existem várias razões para brincar, desde o prazer que o lúdico propicia até a importância para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social da criança. É entendido que é na brincadeira que a criança expressa suas vontades e desejos. Qual deve ser o papel do professor nesse contexto? E como a escola pode ajudar, tanto o professor como a criança a participar e vivenciar esse contato com diferentes tipos de brincadeiras. Estas questões serão utilizadas e respondidas na pesquisa.

Como a brincadeira ajuda no desenvolvimento pedagógico da criança? A brincadeira lúdica ensina a criança de uma forma prazerosa e mais fácil, auxilia também na construção do processo de aprendizagem.

O problema é a falta de oferecer aos alunos este momento de brincar de interagir como outro, de ter a oportunidade de aguçar sua vontade de aprender, de desenvolver a criatividade, e através disto poder entender o mundo externo através das manipulações simbólicas. Se perceber também que os professores tem deixado as brincadeiras de lado, para passar mais conteúdo exigido pela escola, até por conta da preocupação da alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (291.6 Kb)   docx (149.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com