TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINCANDO E APRENDENDO FORMAS GEOMÉTRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/8/2019  •  Artigo  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 9

BRINCANDO E APRENDENDO FORMAS GEOMÉTRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Liliam dos Santos

Professor Tutor: André Ricardo Gonçalves Dias

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso de Pedagogia (Turma-1652) – Estágio Obrigatório I

05/12/2018

        

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo falar sobre a experiência vivenciada a partir do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia, realizado numa Escola Municipal de Educação Infantil Profª. Zozina Soares de Oliveira de Novo Hamburgo, numa turma de faixa etária três. O mesmo foi realizado em três etapas, caracterizadas pelos estudos da teoria escolhida e o referido tema sugerido pelo docente da turma, as observações da prática pedagógica e na regência em sala de aula. O projeto foi desenvolvido utilizando como fonte de pesquisa a metodologia de Montessori na educação infantil, que proporcionou experiências e aprendizagens essenciais para o ofício de um educador, contribuindo para a prática pedagógica.

Palavras-chave: Educação Infantil. Criança. Aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

Este projeto teve como área de concentração as Metodologias de ensino, baseado na teoria de Maria Montessori em relação com brincar e suas características unindo ao desenvolvimento intelectual e social da criança. Sendo o tema deste: Brincando e aprendendo formas geométricas na Educação Infantil, assunto escolhido pelo professor titular da turma, por ainda não ter trabalhado com as crianças sobre as figuras geométricas, por isso aderiu a este assunto.

Na teoria de Montessori sua pedagogia fundamenta-se em harmonizar corpo, intelecto, vontade e a liberdade que as crianças tem para escolher seus materiais para trabalhar ou brincar em sala, são livres para agir naturalmente desde que não importune os demais colegas. O objetivo desta foi saber como desenvolver nas crianças a aprendizagem sobre as formas geométricas de forma lúdica no método montessoriano, buscando desenvolver a globalidade da individualidade infantil e reconhecer que cada criança tem seu tempo de aprender e verificar se é possível aprender de forma livre.

Neste artigo conheceremos um pouco mais sobre a teoria escolhida, justificativa, sobre a aprendizagem com materiais concretos e as experiências do estágio.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na educação infantil o processo educativo para as crianças ocorre de várias maneiras, é brincando que ela irá socializar-se e aprender de forma lúdica, sem que a mesma perceba que está inserida na escola para aprender e se preparar para o mundo.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1988) a educação infantil é considerada como a primeira etapa da educação básica da criança.

A filosofia e os métodos elaborados por Montessori procuram desenvolver o potencial criativo da criança desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender. Sua regra teórica se incuti na natureza e seus fundamentos teóricos são um conjunto de informações científicas sobre o desenvolvimento infantil, ela tinha a educação como ciência para compreender a criança.

A justificativa de Montessori é que sua metodologia não contrariava a natureza humana, por isso era mais eficaz do que as tradicionais. As crianças conduzem seu aprendizado e o docente apenas media o processo e identifica a particularidade de cada um manifestar seu potencial.

Seu método tem como base o respeito mútuo e mesmo cada criança sendo responsável pela realização de suas atividades, elas podem interagir, pois um dos salientes objetivos do método é preparar o aluno para ser livre, porém estando naturalmente preparado para as práticas sociais. Nas concepções pedagógicas de Maria Montessori, os pequeninos são seres de incontáveis potenciais, ela mudou os rumos da educação tradicional ao incentivar o desenvolvimento do potencial criativo desde a primeira infância, elaborando e aperfeiçoando técnicas de aprendizagem que procuravam inter-relacionar e harmonizar atividade, liberdade e individualidade.

Na teoria montessoriana não se acreditava em doutrinas de ensino baseadas em prêmios e punições porque ela acreditava que a melhor recompensa para a criança, é conseguir aprender a fazer sozinha algo novo, graças a sua vontade e curiosidade. A mesma apreciava muito a organização do ambiente para as crianças aprenderem melhor.

Para que a criança se desenvolva, ela precisa estar inserida em um ambiente em que esteja à vontade, em que existe liberdade, a mesma irá se expressar deste modo podemos perceber quais seus pontos fortes e fracos, por isso é relevante que a escola esteja ajustada e organizada para que a criança se sinta livre.

Um ambiente adequado pode ajudar no seu desenvolvimento intrínseco.

A criança não cresce porque não se alimenta, porque respira, porque se encontra em condições de clima favorável; cresce porque a vida exuberante dentro de si se desenvolve; porque o germe fecundo de onde está a vida provém, evolui em conformidade com impulso do destino biológico fixado pela hereditariedade. (MONTESSORI,1965, p.57)

Na visão de Montessori, os ambientes preparados para atender as necessidades da infância, devem ter as mobílias do tamanho adequado para as crianças e materiais de desenvolvimento para a livre utilização deles. Nas salas os materiais são partilhados nas áreas de acordo com a proposta de ensino-aprendizagem, onde se destacam as bases propostas por Montessori como vida prática, vida sensorial, psicomotricidade e canto para leitura. Cada material tem seu lugar, o professor deve preparar o espaço para que a criança encontre com facilidade os objetos que precisa, neste sentido ela estabelece uma relação de segurança e calma referente ao ambiente.

Também há uma classificação dos materiais de acordo como serão utilizados, estes são divididos como materiais para a educação sensorial e para o desenvolvimento da aquisição de cultura.

Atividades da vida cotidiana como lavar as mãos, utilizar o banheiro, organizar seus pertences, vestir-se, etc., são atividades que objetivam desenvolver a autonomia nas crianças. Estas percepções fazem com que elas se sintam seguras e capazes de realizarem suas tarefas e desenvolverem suas habilidades físico-motoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com