TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA MUSICALIZAÇÃO DE FORMA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/11/2018  •  Seminário  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTANCIA DA MUSICALIZAÇÃO DE FORMA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Prof. Orientador:

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED1304) – Estágio

21/11/2017

RESUMO

A forma como se tem possibilitado o desenvolvimento social, físico, afetivo e cognitivo, vem sendo discutido por muitos pesquisadores no intuito de redimensionar práticas inovadoras que ressaltem o processo de formação da criança, a qual torne o saber mais significativo. Concluise que ela é uma verdadeira linguagem de expressão e uma das mais importantes formas de expressão humana, a qual contribui para a formação global da criança. Justifica-se por si só, a sua presença na educação como um todo, abrangendo as diferentes áreas e disciplinas educacionais. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar os resultados da aplicação do estagio curricular de Educação Infantil que foi realizado no Centro de Educação Infantil Filhos de Davi, localizado no bairro Aventureiro na cidade de Joinville/SC. Após período de observação da Turma do Berçário II buscou-se contribuir com a Educação Infantei no CEI através do Projeto de Intervenção Pedagógica com o Tema: Onde tudo vira música é só ter imaginação, uma vez que a música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio-afetivo, cognitivo, além de ser facilitadorado processo de construção do conhecimento. Favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração e da atenção.

Palavras-chave: Musicalização; Desenvoolvimento;

1 INTRODUÇÃO

O brincar é fundamental para o nosso desenvolvimento, ele é a principal atividade das crianças quando as mesmas não estão dedicadasàs suas necessidades básicas. Apresentar a musicalização de forma lúdica possibilita aos alunos uma interação com as pessoas que as cercam.

Após realizar a observação na turma do Bercário II pude observar que os bebês reagem, de maneiras diferenciadas aos sons que são apresentados durante a rotina diária. Sendo assim senti a necessidade de explorar junto com eles a variedades sonoras que podemos executar com os materiais em sala, buscando também utilizar e confeccionar objetos a fim de encontrar e realizar múltiplas possibilidades.

2 A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO

Este trabalho objetiva a importância pedagógica da musicalização no ambiente escolar, como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem e do desenvolvimento psicomotor da criança.

Trabalhar com a musicalização motiva na criança o gosto pela música, propicia o desenvolvimento da imaginação, rítmo, memória, atenção, socialização, sensibilidade, além de permitir que ela conheça a si e a seu corpo. Segundo BRÈSCIA ,2003.p81:

“Ao trabalhar com os sons, a criança aguça sua audição, ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção, ao cantar ou imitar sons ela está estabelecendo relações com o ambiente em que vive. O aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo.” (BRÈSCIA ,2003.p81).

Desta forma podemos perceber que trabalhar com a musicalição facilita a aprendizagem, pois torna o ambiente escolar mais agradável e alegre, ajudando na interação social das crianças. A música também contribui para o relaxamento das crianças após períodos de atividades que exijam esforço físico.

A música seria uma das possíveis formas de o professor desenvolver a criatividade na criança, pois ela favorece no desenvolvimento físico, social e cognitivo da criança, propiciando uma maior sensibilidade, reflexão e criatividade. A inserção da música no desenvolvimento da criança contribui para sua formação de caráter, tornando os discentes capazes de observar e escutar o mundo à sua volta, sendo este também um ato de generosidade, no qual os mesmos aprenderá ouvir o outro.

A musicalização na escola, não tem o caráter de diplomar músicos, mas contribui com a formação integral do aluno.

Quanto mais se amplia a realidade externa da criança, mais ela tem necessidade de organização interna, ágil e coerente, registrando suas experiências para utilizá-las de modo adequado quando necessário. A infância é um período de muita importância no ser humano e determina em grande parte, como será o desenvolvimento não só da personalidade, mas também do potencial criativo. Muitos estudos vêm demosntrando de forma considerável uma visão diferenciada de criança, nos permitindo uma melhor compreensão do seu desenvolvimento e como ela constrói seu conhecimento, entendendo-a como um sujeito que, desde o nascimento, está inserida num contexto social e que participa de ativamente.

A música pode ser relacionada a formas de atividades lúdicas propostas por Jean Piaget. Ela está ligada a três dimensões: jogo sensório-motor, jogo simbólico e jogo com regras.

O jogo sensório-motor está vinculado à exploração do som e do gesto;

O jogo simbólico, vinculado ao valor expressivo e à significação mesma do discurso musical;

O jogo com regras, vinculado à organização e á estruturação da linguagem musical;

3 A MUSICALIZAÇÃO COMO MANEIRA DE APRENDIZAGEM LÚDICA

As brincadeiras são fundamentais para o nosso desenvolvimento. Na visão da criança, brinca-se pelo prazer de brincar, e não porque suas consequências sejam positivas ou com intenções de prepara-las para alguma coisa. Através das brincadeiras a criança aprende consigo mesma e com os objetos ou pessoas envolvidas nas brincadeiras.

O lúdico, em sua visão simbólica, significa que as atividades são motivadas e históricas. Ao brincar a criança se expressa e desenvolve habilidades e possibilidades de imaginação, juntando a musicalização e o lúdico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com